Calouros da Católica iniciam as aulas nesta segunda-feira

04/02/2019 - 7:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Campus Tamandaré

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Esta segunda-feira (4) representa para os calouros da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) o início de uma nova etapa: a graduação. No primeiro dia de aula, tanto no período matutino quanto noturno, os novos acadêmicos participam do curso preparatório para a “Universidade Infinita” no Pátio UCDB — localizado entre a Paróquia Universitária São João Bosco e o bloco D do campus Tamandaré.

Neste primeiro momento, os alunos são orientados a respeito do funcionamento da Universidade e conhecessem proposta pedagógica. Depois serão divididos por áreas do conhecimento e encaminhados para os anfiteatros dos blocos A, B e C, onde vão saber mais detalhes a respeito de cada curso e do ano letivo. O calouro que desejar pode vir acompanhado de um familiar ou amigo.

Acolhida 2019

As atividades propostas para este primeiro dia é apenas uma parte da programação voltada para receber os calouros. Nesta terça-feira (5), será realizada a Acolhida 2019 que traz o tema “Universidade Infinita”, em alusão a uma franquia cinematográfica que envolve um universo compartilhado composto por vários filmes e séries de super-heróis baseados em personagens de quadrinhos.

Na data, de manhã e à noite, o campus estará todo ambientado para receber os acadêmicos que podem ir de cosplay. No bosque da UCDB e no bloco A também vai ser realizado um show com a dupla sertaneja Marco Antônio e Gabriel, com a proposta de promover a integração entre a comunidade acadêmica. Os calouros contarão ainda com o auxílio de veteranos voluntários, que vão indicar as salas de aulas e apresentar os ambientes da Universidade, além de esclarecer dúvidas.

Os novos acadêmicos recebem também o livreto “Salva Calouro”, com diversas informações sobre a Instituição, o contato da Ouvidoria, caso queiram informar qualquer situação de trote, e a Portaria Reitoria nº 1/2019, assinada pelo Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos — o documento traz as punições previstas aos acadêmicos que infringirem o Regimento Geral no período da Acolhida, se forem flagrados pela aplicação de trote podem ser suspensos por 15 dias, 30 dias ou até desligados imediatamente da Instituição.

Conforme a Comissão de Acolhida 2019, nesta edição, foi firmada novamente uma parceria com a 11ª Companhia Independente da Polícia Militar e com os comerciantes. Assim como no ano passado, os estabelecimentos da região não vão comercializar bebidas alcoólicas ou vão permanecer fechados. Eles estarão com faixas de sinalização dizendo que são contra o trote violento. As rondas pela Polícia Militar vão ocorrer pela manhã e à noite, garantindo o cumprimento da legislação, assim como os agentes de trânsito (Agetran) farão a orientação do fluxo de veículos.