Indique a um amigo

Brigadistas são capacitados para atuar na prevenção e combate a incêndio em museus

19/09/2019 - 7:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O Museu das Cultura Dom Bosco (MCDB) inicia a programação da 13ª Primavera dos Museus com o curso de brigadista para os próprios colaboradores e para representantes de diversos museus de Campo Grande e do interior de Mato Grosso do Sul. O treinamento gratuito será oferecido no dia 23 de setembro, das 8h às 16h30, pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), ministrado pelo técnico em segurança do trabalho, Gleison Laranjeiras.

“O intuito é formar pessoas capazes de lidar em situação de sinistro, como uma explosão, um incêndio, primeiros socorros, evacuação de edificação, entre outros. Não adianta nada investir em equipamentos de combate a incêndio, em atendimento a Norma 17 do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, se não tiver uma equipe formada que saiba operá-los”, destacou Gleison.

Em setembro do ano passado, o Museu Nacional no Rio de Janeiro foi consumido por um incêndio de grandes proporções, destruindo a maior parte do acervo (cerca de 20 milhões de itens), como fósseis, múmias, registros históricos e obras de arte. A expectativa é que a restauração leve dez anos. Em dezembro de 2015, outro incêndio destruiu o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e matou uma pessoa. As obras de restauração do espaço devem ficar prontas no mês que vem. Na quinta-feira passada (12), um incêndio no Hospital Badim, no Rio de Janeiro, matou 11 pacientes por asfixia. Estavam internadas 103 pessoas e 224 funcionários trabalhavam quando o fogo começou.

O curso de Brigadista em Museu será dividido em quatro horas de teoria e quatro horas de prática, abordando a teoria do fogo, equipamentos de combate a incêndio, plano de atendimento de emergência, primeiros socorros e exercícios práticos. “Quanto mais pessoas forem treinadas em brigada de incêndio, como se portar diante de uma situação de incêndio ou de primeiros socorros, a Instituição está cumprindo com seu objetivo para com a sociedade”, ressalta o técnico em segurança do trabalho.

As vagas são limitadas e os interessados devem fazer a inscrição gratuita com antecedência. Mais informações pelo telefone (67) 3326-9788 ou por e-mail info@mcdb.org.br.

Programação 13ª Primavera dos Museus

Entre os dias 23 e 29 deste mês, o Museu das Culturas Dom Bosco traz uma programação especial para o público composta por cursos, contação de histórias, exibição de filme, mesa-redonda e também visita gratuita. O cronograma faz parte da 13ª Primavera dos Museus que é realizada simultaneamente em todo país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Nesta edição, o tema abordado é “Museus por dentro, por dentro dos museus”.

Já entre os dias 24 (terça-feira) e 27 (sexta-feira), o cronograma promove várias atividades diferentes: no período da manhã, das 8h30 às 10h30, os visitantes podem participar de contação de histórias e, à tarde, das 13h30 às 16h30, serão promovidas ações educativas como pintura facial, desenho e dinâmicas. Durante esse período, o museu também estará disponível, das 8h às 16h30, para proporcionar visitas mediadas a grupos escolares. O agendamento deve ser feito previamente.

Duas atividades serão oferecidas ao público somente na noite do dia 25 (quarta-feira) — das 18h30 às 19h30 será exibido um filme sobre a mudança de local do MCDB e a construção do novo espaço, depois, das 19h30 às 22h, vai ser promovida uma mesa-redonda composta por profissionais que atuaram no museu e vão expor experiências adquiridas e curiosidades a respeito do espaço. Por fim, no dia 28 (domingo), o MCDB estará de portas abertas para receber o público gratuitamente, das 8h às 16h30.

Notícias


16/10/2019 - 09:00 - Extensão

Projeto Criança Ativa está com inscrições abertas para receber novos participantes

Extensão oferece atividades socioeducativas para crianças e adolescentes de seis a 14 anos


16/10/2019 - 07:00 - Desafio UCDB

Prazo de inscrição para o Desafio UCDB é prorrogado

Estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas podem concorrer a bolsas de estudos de até 100%


15/10/2019 - 09:00 - Mestrados e Doutorados

Cinco Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UCDB estão com inscrições abertas

Biotecnologia; Ciências Ambientais; Educação; Desenvolvimento Local e Psicologia são as opções oferecidas