Biotério UCDB recebe mais três animais exóticos apreendidos pela polícia

21/10/2022 - 13:43 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Pela segunda semana consecutiva, o Biotério da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) recebe animais exóticos oriundos da apreensão feita pela Polícia Civil e da Polícia Militar Ambiental (PMA). No início da tarde desta sexta-feira (21), foram entregues ao Biotério UCDB duas cobras Lampropeltis californiae, mais conhecidas como cobra rei californiana, e um lagarto Gecko.

“Antes de adquirir uma espécie exótica, a pessoa deve verificar quais são permitidos serem comercializados, para tê-lo de forma legal. Para saber isso, basta consultar a lista do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A partir do momento que tenho um animal exótico, preciso saber quais são as necessidades básicas desses animais, não posso comprar um animal que eu não conheça o comportamento, a biologia, alimentação, porque senão você coloca esse animal em situação de maus tratos”, destaca a Bióloga e Médica Veterinária, professora dra. Paula Helena Santa Rita.

Segundo a professora, as cobras estavam em péssimas condições sanitárias e o lagarto comprometido nutricionalmente, já que foram encontrados em caixas sem a menor condição de higiene. A equipe de biólogos e médicos veterinários do Biotério UCDB irá fazer uma avaliação clínica e laboratorial nos animais e também raio-x para verificar a presença de chip de registro.

Na semana passada o Biotério UCDB também recebeu uma cobra píton, já que o dono não possuía o registro do animal.O Biotério cuida de mais de 20 animais exóticos  (répteis e mamíferos). que foram apreendidos pela polícia militar ambiental.