Biblioteca da UCDB disponibiliza diversos serviços on-line

01/08/2019 - 7:00 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) contam com diversos serviços on-line na Biblioteca Pe. Felix Zavattaro. Além de efetuar consultas de obras, renovar, fazer reservas, eles também podem cadastrar perfil de áreas de interesse, fazer solicitação de Ficha Catalográfica, entre outros, tudo diretamente do computador (www.bib.ucdb.br) ou no smartphone (pela versão Pergamum mobile). O horário atendimento ao público na Biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 22h, e aos sábados, das 8h às 13h. 

“Todos estes serviços oferecidos de forma on-line facilitam a vida do aluno, pois ele pode consultar de forma remota o nosso catálogo, recuperar as informações desejadas e manter histórico de suas buscas. Com o auxílio do QR Code a localização do livro se torna mais rápida”, destaca a bibliotecária da UCDB, Mourâmise de Moura Viana.

A acadêmica do 10º semestre de Fisioterapia, Nathália Oliveira Rodrigues, disse que já conhece os serviços on-line da biblioteca UCDB. “O serviço on-line facilita e ajuda quando estamos em casa e necessitamos pesquisar sem ser no horário de aula. É muito importante, inclusive a biblioteca on-line, pois encontramos alguns dos livros que necessitamos no curso de Fisioterapia”, explicou a acadêmica, que acabou sendo informada de mais um serviço disponível, como o QR Code, que dispensa a anotação em papel do nome do livro e a localização, basta utilizar o sistema e salvar no aparelho celular ou enviar via whatsapp.

O acadêmico pode consultar pela internet todo o acervo da Católica, verificar exemplares em unidades parceiras, cadastrar áreas de interesse, fazer solicitação da ficha catalográfico, buscar referências prontas, alterar senha, sugerir livros para novas aquisições, obter declaração de nada consta, renovação e de reserva de livros (emprestados). As configurações do sistema permitem que as consultas sejam feitas em português, inglês e espanhol, atendendo também acadêmicos que fazem intercâmbio.

“Conhecia apenas o serviço básico como renovar o empréstimo de livros, mas não sabia dos demais serviços. Eles iriam me ajudar muito em minha pesquisa, pois acabei de entregar o meu trabalho de conclusão de curso”, disse o acadêmico do 10º semestre de Direito, Breno Serra. Aqueles que precisarem de auxílio para o uso mais detalhado dos recursos on-line, poderá agendar na coordenação da Biblioteca.

Considerada a maior biblioteca de Mato Grosso do Sul em número de exemplares, atualmente possui mais de 155 mil títulos à disposição para consultas e mais de 29 mil exemplares. O espaço atende tanto a comunidade acadêmica quanto o público em geral. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3554.