ApexBrasil lança na UCDB programa de capacitação de empresas para exportação

07/10/2022 - 7:00 - UCDB

Fonte: ApexBrasil

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

No dia 16 de novembro, às 14h (MS), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) lançará um importante instrumento de apoio à exportação no Mato Grosso do Sul: o lançamento de um novo ciclo operacional do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex). Na região, o programa será executado por meio de uma parceria da ApexBrasil com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), pelos próximos 22 meses. O evento de lançamento será realizado de forma híbrida, presencialmente na Universidade e com transmissão on-line.

O Núcleo tem sede em Campo Grande e polo em Dourados e oferecerá atendimento especializado no setor da apicultura, além do atendimento geral, oferecido a todos os demais setores produtivos. O objetivo é qualificar 100 empresas da região.

É a segunda edição do Peiex no Mato Grosso do Sul, que no período de 2019-2021 atendeu 101 empresas, sendo que é a primeira vez que teremos a atuação do polo Peiex em Dourados.

No mesmo dia, o gerente de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, Igor Celeste, apresentará oportunidades para a exportação do estado e as ferramentas de inteligência disponíveis para auxiliar os empresários em seu processo de internacionalização. 

Sobre Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul apresentou um aumento nas exportações de 16,88% no acumulado de janeiro a maio de 2022, quando comparado ao mesmo período do ano de 2021. No ano passado o estado obteve um recorde no valor de suas exportações, evidenciando que a economia do estado tem como forte relação com sua capacidade exportadora, tornando-se também competitiva e impactando fortemente no desenvolvimento do estado do Mato Grosso do Sul, de acordo com dados do Governo do Estado.

“Com base nos estudos realizados pela ApexBrasil, existem empresas com potencial exportador no estado de Mato Grosso do Sul e, onde há empresas com potencial exportador, há oportunidade de transformar empresas brasileiras em exportadores permanentes, um dos objetivos do Peiex”, afirma Rita Albuquerque, coordenadora de qualificação da ApexBrasil. Foram convidados para o evento de lançamento o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Dourados; assim como, o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, e outros representantes de importantes instituições intervenientes no processo exportador das empresas sul-mato-grossenses.

Sobre o Centro-Oeste

O Peiex atendeu e qualificou 296 empresas na região Centro-Oeste, por meio da execução de três convênios, em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Desse total de empresas: 74% estão na categoria de micro e pequenas empresas (MPEs); 22 exportaram no primeiro semestre de 2022, com valor total de R$ 83,5 milhões (houve aumento de 42,1% no valor exportado pelo mesmo conjunto de empresas entre janeiro e junho de 2021). Do total exportado por essas 22 empresas, 99,1% do valor concentrou-se em produtos de três setores: moda, higiene pessoal e cosméticos (89,6%), produtos agropecuários (5%) e alimentos e bebidas (4,5%).

Sobre o Peiex

O Peiex é oferecido pela ApexBrasil com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. Ao longo do primeiro semestre de 2022, o PEIEX atendeu e qualificou 2.417 empresas, por meio da execução de 24 convênios, nas cinco regiões do país. Desse total de empresas: 69,5% estão na categoria de micro e pequenas empresas (MPEs); 256 exportaram entre janeiro e junho de 2022, com valor total de R$ 179,6 milhões (um aumento de 34,7% no valor exportado por esse mesmo conjunto de empresas, na comparação com o primeiro semestre de 2021). Essas 256 empresas exportaram produtos de 17 segmentos em 2022, com destaque para: Moda, Higiene Pessoal e Cosméticos (49,6%), Alimentos e Bebidas (22%), Máquinas e Equipamentos, Aparelhos e Materiais Elétricos (8,7%), Produtos Agropecuários (6,4%), Celulose, Papel e Impressão (5%), Madeira, Móveis e Outras Manufaturas (3,3%) e Produtos Químicos (1,5%).

Sobre a ApexBrasil 

 A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência em 2021 apoiou aproximadamente 15.000 empresas em 80 setores da economia brasileira. 

Sobre a Universidade

A UCDB, por meio da Agência de Inovação e Empreendedorismo (S-Inova), executa o Peiex de Campo Grande, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A universidade foi a escolhida em Mato Grosso do Sul para sediar um dos 32 núcleos operacionais ativos da ApexBrasil no Brasil e foi credenciada para integrar, por mais dois anos consecutivos (2022-2024) o conjunto de núcleos operacionais no Brasil do Peiex.

Haverá o Núcleo Campo Grande e o Polo Dourados, que visam promover gratuitamente o processo de exportação de pequenas e médias empresas, com capacidade para atender 100 empresas dos setores do agronegócio, alimentos, bebidas, tecnologia, entre outros setores estratégicos até 2024.