Acolhida 2020: Comerciantes atendem pedido da UCDB e não vão comercializar bebidas alcoólicas

11/02/2020 - 8:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Reunião entre representantes da UCDB e comerciantes da região foi realizada no gabinete do Reitor, Pe. José Marinoni

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Na tarde dessa segunda-feira (10), proprietários de lanchonetes, bares e conveniências localizados em torno do campus Tamandaré, comprometeram-se a não comercializar bebidas alcóolicas nesta quarta-feira (12) e quinta-feira (13), quando tem início o ano letivo na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e será realizada a Acolhida 2020.

O grupo aderiu ao pedido da Católica após uma reunião em que estiveram presentes o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Gillianno Mazetto, a Pró-Reitora de Graduação e Extensão, Rúbia Renata Marques, e o diretor de Comunicação da Instituição, Jakson Pereira. “Como é feito todo ano vamos receber os nossos calouros e veteranos na Universidade e queremos que esse momento seja de Acolhida e não algo que assuste os nossos universitários, por isso, mais uma vez o meu muito obrigado em relação à nossa parceria”, pontuou o Reitor.

Tradicionalmente, a Católica estabelece essa parceria com os comerciantes, tanto que muitos deles já apoiam a iniciativa da Universidade há muitos anos. “Desde 2016, a gente já vem fazendo isso e agora não teria porque não contribuirmos novamente”, comentou Ediraldo Ornellas, proprietário do Camões Bar.

A iniciativa é fundamental para evitar o trote violento e garantir a segurança dos acadêmicos. “Nós fazemos um trabalho de conscientização com os nossos alunos para mantê-los no campus e promover uma recepção saudável, mas do portão da Universidade para fora não podemos nos responsabilizar por eles, por isso contamos com vocês. Não tivemos nenhum desconforto nos últimos anos e o apoio de cada um tem sido fundamental nesta operação”, ressaltou Rúbia.

Na data, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional evidenciou as melhorias possibilitadas pela ação conjunta. “A educação não é só um compromisso da Universidade, mas também da comunidade e aqui, na região norte de Campo Grande, essa união tem possibilitado um resultado importante. Isso mostra que o compromisso firmado entre a Instituição e os comerciantes tem provocado uma modificação social”, expôs Gillianno.

Monitoramento

Durante os dois dias de Acolhida, a UCDB também conta com o suporte de outras instituições como a Agência Municipal de Trânsito, Conselho Tutelar, Ministério Público e a Polícia Militar que estará presente nos arredores do campus para verificar o possível consumo de bebidas por menores de idade e o cumprimento da Lei Estadual 2.929, de 9 de dezembro de 2004, que proíbe a prática do trote “quando realizado sob coação, agressão física, moral ou qualquer outro constrangimento que possa colocar em risco a saúde ou a integridade física dos calouros de instituições de ensino”.

Além da legislação, no Regimento Geral da UCDB também consta uma norma específica para coibir o trote violento durante a Acolhida aos calouros. Dentre as punições por flagrante está a suspensão de 15 dias, 30 dias até o desligamento imediato.  

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica