Universidade inicia nesta segunda-feira seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade

27/09/2021 - 8:51 - UCDB

Fonte: Assessoria de Imprensa

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) inicia nesta segunda-feira (27) até o dia 29 de setembro, a IX edição do Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade com o tema ‘Etnocídio e as Estratégias de Resistência’. O evento ocorre de forma on-line, com transmissão pelo Youtube oficial da Católica

O evento busca oportunizar um espaço de discussão e socialização de pesquisas e trabalhos sobre o tema "O Racismo e as suas Múltiplas Formas", contribuindo para a formação de profissionais indígenas e não indígenas para que melhor atendam as demandas de suas comunidades e da sociedade em geral.

A líder indígena Sônia Guajajara é a convidada para a conferência de abertura, no dia 27, às 20h (MS) que abordará o tema principal do evento: “Etnocídio e as estratégias de resistência”. O coordenador da mesa será o egresso de Direito da UCDB, Luis Henrique Eloy Amado.

A realização do evento é da Universidade Católica Dom Bosco, por meio do Programa de Pós-graduação em Educação — Mestrado e Doutorado (PPGE), Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (Neppi) e Programa Rede de Saberes. A coordenação é dos professores Dr. Carlos Magno Naglis Vieira e Dra. Adir Casaro Nascimento.

Programação

No dia 28, às 8h30, está programada mesa-redonda com Rita Gomes do Nascimento (etnia Potyguara), Tonico Benites (etnia Guarani) e Álvaro Guaymás (etnia Aymara/Argentina), sob a coordenação de Bruno Ferreira (etnia Kaigang). No período da tarde, acontecem as apresentações de trabalhos.

Dia 29, a palestra das 8h30 será com Sandra Benites (etnia Guarani) e Almires Martins Machado (etnia Guarani), com coordenação de Severiá Maria Idioriê (etnia Xavante). Já às 10h30, encerrando os debates, Wagner Amaral (UEL) aborda as experiências compartilhadas durante o seminário, com coordenação de Antônio Carlos Seizer da Silva (etnia Terena). No período da tarde, prosseguem as apresentações de trabalhos. Mais informações pelo telefone (67) 3312-3597.