Reitor da UCDB entrega ao DNIT estudo que irá auxiliar nas obras da Rota Bioceânica

22/06/2018 - 18:00 - UCDB

Fonte: Natalie Malulei

Entrega do estudo foi realizada durante uma reunião na Reitoria

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Na tarde desta sexta-feira (22), o Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Pe. Ricardo Carlos, entregou ao superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Thiago Carim Bucker, um estudo desenvolvido por seis pesquisadores da Instituição que analisou aspectos econômicos e ambientais dos 14 municípios brasileiros que irão integrar a Rota Bioceânica — uma conexão viária entre o Centro-Oeste do Brasil e o Pacífico que irá reduzir o tempo de trânsito e o custo do serviço de transporte de produtos.

A pesquisa foi apresentada em uma reunião na Reitoria em que participaram também o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho; o coordenador geral de assuntos econômicos Latino Americanos e Caribenhos do Ministério das Relações Exteriores, ministro João Carlos Parkinson de Castro; e os pesquisadores que desenvolveram o trabalho: os docentes Fernando Magalhães, Fábio Ayres, Ana Paula Teles, Michel Constantino, Arlinda Dorsa e a egressa do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental Mariana Pereira.

De acordo com Michel, o estudo foi feito pela Católica pois a Instituição integra a Rede Universitária da Rota da Integração Latino-Americana (UniRila), criada em 2017 com o intuito de auxiliar no desenvolvimento das regiões pelas quais o corredor irá passar. Ao todo, foram seis meses de trabalho e as cidades analisadas são aquelas que estão entre Campo Grande e Porto Murtinho, onde será construída pelo DNIT a ponte que ligará o Brasil ao Paraguai por meio da cidade de Carmelo Peralta.

“O estudo verificou qual é a vulnerabilidade desses municípios economicamente e também a parte ambiental como o uso do solo, clima e saneamento. Percebemos que tem cidades com problemas econômicos, principalmente Porto Murtinho, mas isso não é algo preocupante já que o desenvolvimento nessa área é algo que o próprio corredor bioceânico vai impulsionar. Toda essa análise mais minuciosa vai municiar o DNIT para fazer o Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTA) e também na construção da ponte”, esclareceu Michel.

Durante a reunião o superintendente regional do DNIT pontuou a importância do trabalho desenvolvido pela Católica. “Fiquei muito satisfeito! Faz tempo que a gente conversa com as Instituições de Ensino Superior que compõem a UniRila e a UCDB foi a primeira a entregar o que foi solicitado. A gente carece de informação de qualidade e esse estudo vem para enriquecer, cada vez mais, o nosso trabalho”, elogiou Thiago.

Segundo Pe. Ricardo Carlos a pesquisa desenvolvida reforça novamente o papel e os valores da Universidade: “Traz a tona a nossa filosofia no sentido de contribuir com o desenvolvimento das regiões. Hoje demos um passo importante e queremos continuar trabalhando de maneira que o conhecimento possa transformar realidades”.

Para o ministro João Carlos a cooperação dos pesquisadores da Católica com o trabalho desenvolvido pelo DNIT deve ser vista como um exemplo. “Acho importantíssima essa relação do Estado com a Universidade e esse trabalho em conjunto visto aqui deve ser uma semente para ações futuras, de maneira que outros órgãos também recorram às Instituições de Ensino Superior para a resolução de problemas”, comentou.