Inscrições abertas para participar do País UCDB edição exatas

05/08/2022 - 8:27 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A Universidade Católica Dom Bosco realiza na próxima quarta-feira (10), das 13h às 17 horas, no auditório do bloco C, o País UCDB edição exatas, reunindo estudantes do ensino médio interessados nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Sanitária e Ambiental, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Será uma imersão na prática dessas profissões e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui.

“No País UCDB, os estudantes terão a oportunidade de participar de oficinas práticas, conhecer projetos de extensão, laboratórios e ainda mostra de produtos. Estarão próximos a docentes e coordenadores de curso para esclarecer dúvidas relacionadas a profissão”, afirma a Pró-Reitora de Graduação e Extensão da UCDB, Rubia Renata Marques.

Todos os participantes vão se encontrar às 13 horas no anfiteatro do bloco C e a partir dali as turmas de estudantes se dividem para ir conhecendo cada curso. 

Cursos

A UCDB oferece a graduação em Arquitetura e Urbanismo como uma resposta direta ao mercado e atendimento ao crescimento econômico refletido diretamente no campo da construção civil, e habilita o futuro profissional para suas funções na qualificação espacial dos edifícios e da ocupação das cidades, influenciando na sua formação cultural, econômica, social e ambiental. 

O Engenheiro Civil, de forma científica e tecnológica, elabora orçamentos, controla a qualidade em obras e serviços técnicos, efetua vistorias, perícias e avaliações, laudos e pareceres, faz estudos de viabilidade técnico-econômica, de impactos socioambientais, presta consultoria e assessoria técnica, atua em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias específicas da construção civil e engenharia urbana.

O curso de Engenharia de Computação da UCDB foi o primeiro do estado e conta com uma experiência de mais de 15 anos, com professores mestres e doutores de diferentes instituições do Brasil, que desenvolvem projetos com outras instituições e empresas. A estrutura de nossa Universidade alia-se a uma formação prática para favorecer ao acadêmico tornar-se um profissional com ampla atuação na indústria de software e hardware. 

O Engenheiro de controle e automação é um profissional multidisciplinar do ramo da engenharia que atua em processos e serviços principalmente na automação, que é fundamental na modernização de indústrias, de prédios, da agropecuária, da área hospitalar, entre outros, inclusive na diminuição de impactos ambientais. 

Engenharia Elétrica é o ramo da engenharia que atua na geração e utilização de energia elétrica, em telecomunicações e com dispositivos eletrônicos em geral. Como os dois primeiros anos são praticamente idênticos, pode-se ingressar numa das quatro engenharias afins da UCDB (elétrica, mecânica, controle e automação, e de computação) e se mudar de ideia, migrar para outro curso no meio do caminho.

A Engenharia Mecânica é o ramo da engenharia que trata dos sistemas mecânicos de máquinas, motores a combustão, turbinas, veículos e máquinas agrícolas, instalações industriais, sistemas de produção, turbinas, ar condicionado, câmaras frias, caldeiras, máquinas para construção civil, entre outros. 

O curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UCDB é o terceiro mais antigo do Brasil e com bastante experiência em formar profissionais para atuar no ramo. Com laboratórios específicos, o aprendizado acontece em aulas práticas, nas áreas de análise química de água, mecânica dos fluidos e dos solos, física, computação gráfica e instalações hidráulicas, saneamento básico, materiais de construção e estruturas. 

O curso de Técnico Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UCDB desenvolve habilidades teóricas e práticas de análise de sistemas nas áreas de governança em TI, gestão de projetos, linguagem e ambientes de programação, projeto e desenvolvimento de banco de dados, noção básica de redes de computadores e processos de qualidade de softwares. 

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna