ASA atende comunidade acadêmica durante a pandemia

23/10/2020 - 10:55 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Toda comunidade acadêmica pode participar

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Você sabia que dentro da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) há uma área de pronto atendimento psicológico para a comunidade acadêmica? Sim! A área de Atenção à Saúde Acadêmica (ASA) é referência para acadêmicos e colaboradores docentes e administrativos que precisam de orientação psicológica e, mesmo durante as aulas remotas, o atendimento continua acontecendo.

Com duas psicólogas, Lucy Ratier e Alzira Arruda, e estagiários do último semestre de Psicologia, o ASA tem mantido atendimento on-line e presencial. Este, acontece às terças, quartas e quintas-feiras à tarde. “Temos trabalhado com demandas pessoais — e aí entram questões como a preocupação com a educação remota, adaptação aos processos de vida no distanciamento social, alimentares, instabilidade, transtornos mentais menores, estresse, luto por perdas pela Covid —, as demandas grupais, como por exemplo conversar com uma turma sobre estágio, o término do curso de forma remota, a falta da convivência universitária, e, também, as pesquisas”, detalhou Lucy.

Segundo a psicóloga, o jovem vai atrás, grita por socorro, busca ajuda quando sente que não está bem e o ASA tornou-se referência para esse tipo de atendimento. “Temos notado um acometimento muito grande em relação às doenças mentais e a pandemia, com certeza, agravou mais a situação. Ela teve um impacto sobre todos nós, fomos colocados em situação compulsória. Então, estamos abertos a ajudar a todos”.

O ASA está localizado no piso superior do bloco A. O telefone de contato é o 3312-3405.