Saberes em Ação: Quatro mesas-redondas são realizadas no terceiro e último dia do Congresso

26/10/2017 - 7:00 - Saberes em Ação

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Saberes em Ação

 

Nesta manhã de quinta-feira (26), a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) dá continuidade às atividades do Saberes em Ação – IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB.  O evento, que une toda a Instituição em debates e atividades diversas, começa às 8h, com quatro mesas-redondas simultâneas.

No auditório do bloco A, o tema abordado será “Saúde mental e os desafios da vida acadêmica”, coordenado pela professora Dra. Thaize de Souza Reis, do curso de Psicologia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). A mesa contará com a presença dos professores da UCDB Dra. Lucy Nunes Ratier Martins, Dr. André Barciela Veras e a Dra. Heloisa Grubits Freire.

“Inovação tecnológica: inclusão, superação e sucesso” será a discussão do auditório do bloco B, coordenada pelo professor Dr. Carlos Américo Perazolo Yamakawa, do Departamento de Informática da Unigran. Participarão desta mesa o empreendedor serial Flávio Estevam, o empresário CEO e co-fundador de Engrene – Software House e Agência Digital, Isaias Bosco, o doutorando em Ciências Ambientais da UCDB Fabiano Dotto, e o marketing digital da Engrene, Lenine Junior.

No anfiteatro do bloco C, o tema abordado será “Empreendedorismo e empregabilidade: como continuar relevante para um mercado que ainda não chegou?”, sob a coordenação do professor de Biologia da UCDB, Dr. Eduardo Gonçalves. Participarão desta mesa o diretor de marketing e estratégia da Sementes Ponto Alto – Sementes Forrageiras e diretor da CEPTIS Agro, Sullivan Vareiro Braúlio, e o presidente da Associação dos Jovens Empreendedores de Mato Grosso do Sul (AJE-MS), José Maria Pulgas Filho.

“Povos indígenas e experiências interculturais”, no auditório da Biblioteca, coordenado pelo professor Dr. José Francisco Sarmento, do curso de Design, fecha a programação de mesas-redondas do Saberes em Ação. O debate terá a participação dos professores Leosmar Antônio, da licenciatura Intercultural Indígena da UFMS, Dra. Ana Luisa Teixeira de Menezes, do programa de pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Dra. Beatriz dos Santos Landa, do programa de pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Mais atividades

Às 8h também começará exposições de trabalhos e produtos do ensino, pesquisa e extensão nas salas de aula e tendas montadas no bloco A.

No mesmo horário serão as apresentações das atividades da Pastoral e da Paróquia Universitária e a mostra de exposição da vida e missão de São João Bosco na sala da Pastoral Universitária no bloco A e a homenagem à Nossa Senhora Aparecida, na capela do bloco C.

Simultaneamente no bloco A, ocorrerão diversas manifestações e apresentações culturais de grupos musicais, grupos de dança e mini aulas de dança, entre outras apresentações nas tendas culturais. Além de exposições temporárias com os temas “Campo Grande tem História” em frente ao auditório do bloco M, “MS 40 anos: Identidade e Memória” no bosque do bloco A.

Continuam hoje, ainda, a feira de estágios e intercâmbios culturais no piso inferior do bloco A com a participação das instituições: Setor de Integração Mercado Academia (Sima) da UCDB;  Relações Internacionais UCDB; UCDB Idiomas; CIEE – Centro de Integração Empresa Escola; IEL – Instituto Euvaldo Lodi; SKILL Recursos Humanos; Experimento Intercâmbio Cultural; Skope Intercâmbio Cultural e Santander Universidades.

Além disso, haverá também as comunicações orais e tertúlias, com os temas Direitos Humanos, Ética e Justiça no bloco B, Gestão, Tecnologia e Inovação no bloco C e Educação, Teologia, Comunicação e Arte no bloco D.

 

Texto sob a supervisão de Silvia Tada.