Sabere em Ação: Plantio de árvores irá neutralizar a emissão de carbono do evento

25/10/2017 - 8:00 - Saberes em Ação

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Saberes em Ação

Dez mil pessoas é a quantidade média de público esperado durante os três dias desta quarta edição do Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão — Saberes em Ação. Juntas, todas elas emitirão aproximadamente 71,5 toneladas de carbono e, para tornar o evento cada vez mais sustentável, serão plantadas 510 mudas que juntas irão neutralizar esta emissão.

Nesta quarta-feira (25), às 10h, a ação será representada simbolicamente com o plantio de um ipê no campus Tamandaré durante a inauguração do bosque. Já o restante das mudas serão plantadas na quinta-feira à tarde, em uma área de proteção ambiental próxima a bacia hidrográfica do córrego Lageado, em Campo Grande, pelos acadêmicos que integram o projeto de extensão “Construindo Saberes de Engenharia”.

A ideia de neutralizar a emissão de carbono foi dos próprios extensionistas com o apoio do coordenador do projeto, professor Guilherme Cavazzana. “Como todos os eventos realizados emitem uma quantidade de carbono, buscamos algo que pudesse diminuir esse impacto na natureza, por isso pensamos no plantio de árvores. Fizemos um cálculo para que a quantidade de mudas plantadas realmente neutralizassem essa emissão”, esclareceu o professor.

Foram as acadêmicas do 10º semestre de Engenharia Sanitária e Ambiental Mônica Dias, de 27 anos, e Mariana Pereira, de 23 anos, que fizeram os estudos. “Escolhemos uma metodologia já consagrada e a executamos com base nos valores pré-definidos. Levamos em consideração o público que deve permanecer em média oito horas no evento e calculamos desde as formas transporte que as pessoas utilizam para ir e vir, até o gasto com energia elétrica e o que irão consumir no local.  Como cada árvore tem o poder de neutralizar 7,14 toneladas de carbono, chegamos ao número de 510 mudas”, explicou Mariana.

Para tornar a neutralização de carbono viável, o projeto de extensão teve o apoio da concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Campo Grande, Águas Guariroba. A empresa doou as mudas e disponibilizou o espaço para o plantio próximo ao córrego Lageado onde existe uma unidade de captação.

De acordo com Mônica, a parte mais interessante é que conforme as mudas plantadas forem crescendo maior será a capacidade delas de neutralizarem a emissão de carbono. “A árvore retira o carbono da atmosfera e o devolve em forma de oxigênio. Se pequenas, as mudas conseguirão neutralizar a emissão de um evento enorme como o Saberes em Ação, quando crescerem  terão capacidade para neutralizar de três a quatro eventos do mesmo porte e isso é maravilhoso para o meio ambiente”, pontuou a acadêmica.