UCDB realiza formação para otimizar pesquisas bibliográficas acadêmicas

18/03/2021 - 9:00 - Pesquisa

Fonte: Silvia Tada

Alunos do PPGE participaram de oficina oferecida pela Biblioteca da UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa

 

Todo acadêmico já aprendeu que para iniciar uma pesquisa ou um estudo, é fundamental ter acesso a livros, artigos e publicações em geral sobre o tema. E como procurar com objetividade e sucesso um livro dentre os milhões de títulos disponíveis? Qual o melhor caminho a seguir para encontrar as informações que vão te ajudar? Para orientar acadêmicos, a Biblioteca Pe. Félix Zavattaro, da Universidade Católica Dom Bosco disponibilizou uma série de 13 oficinas rápidas sobre pesquisas.

As orientações são feitas pela bibliotecária Mourâmise de Moura Viana, gestora da Biblioteca da UCDB. “No início desse semestre, fizemos uma oficina de formação para os docentes. Em seguida, os próprios professores organizaram seus alunos para novas formações e elas podem ocorrer individualmente ou por grupos”, explicou.

Um exemplo foi a oficina sobre “Recursos Informacionais e Estratégias de Pesquisa - Recuperação e Relevância” com alunos da professora Dra. Maria Cristina Lima Paniago, do Programa de Pós-graduação em Educação — Mestrado e Doutorado, ocorrida ontem (16), via Google Meet.

Entre os temas estão “Como utilizar recursos e serviços da Biblioteca”, “Fontes de informação para pesquisa”, “Plataformas de E-books”, “Capacitação em Base de Dados – Periódicos Capes”, “Plataformas de Normas Técnicas”, “Pesquisando em Repositórios Institucionais” e “ABNT para trabalhos acadêmicos”. Clique aqui para ver as datas disponíveis e agendar atendimento.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna