14/08/2024 - 15:43 - Pesquisa
Fonte: Ass. Imprensa UCDB
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa
Integrantes do Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap-MS) receberam um lote de medicamentos veterinários para uso nas expedições de atendimento aos animais atingidos pelas queimadas no Pantanal. O material foi recebido pela coordenadora operacional do grupo, a professora da Universidade Católica Dom Bosco Paula Helena Santa Rita.
Os medicamentos foram entregues pelo Imasul e visa assegurar que os recursos necessários estejam prontamente disponíveis para o tratamento dos animais vítimas das queimadas. Aline Duarte, vice-coordenadora do Gretap, enfatizou a importância dessa ação: "Estamos disponibilizando anestésicos, antibióticos, analgésicos e materiais específicos para tratar ferimentos de queimadura."
Ao todo, foram disponibilizados mais de R$ 35 mil em medicamentos, que são fundamentais para o primeiro atendimento dos animais, aumentando significativamente suas chances de sobrevivência.
"Estamos no início da crise dos incêndios, e tanto as bases quanto os profissionais precisam urgentemente desses materiais. Não são produtos baratos ou de fácil acesso, especialmente por serem, em sua maioria, medicamentos veterinários controlados," explicou Paula. A pesquisadora destacou, também, a importância do controle da dor no atendimento a animais queimados. "As queimaduras causam dores intensas, e sem o tratamento adequado, essa dor pode evoluir para um choque, levando o animal a óbito. Além dos analgésicos, estamos recebendo soluções eletrolíticas, pomadas cicatrizantes, sedativos e outros medicamentos que aumentam as chances de sobrevivência dos animais resgatados."
Com fotos e informações de Gustavo Escobar – Imasul - Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Ação é organizada pelo Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul