Enprop debate hoje a pós-graduação após a pandemia

09/12/2020 - 9:05 - Pesquisa

Fonte: Silvia Tada

Abertura do evento aconteceu na manhã de segunda-feira

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa

 

Hoje (9), no terceiro dia do XXXVI Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação (Enprop), estão previstas duas palestras. A primeira, às 8h30 (horário de MS), aborda a “Pós-graduação no pós-pandemia e processos de avaliação”, com a presença do presidente da Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-graduação (PNPG), Jorge Luis Nicolas Audy, professora Sonia Nair Báo (UnB), Abílio Baeta Neves (PUC-RS), coordenador por Robério Rodrigues da Silva (Uesb).

Em seguida, às 10h30 (MS), o presidente da Finep, General Waldemar Barroso Magno Neto, o presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Odir Antonio Dellagostin, e o secretário de Estado de Educação de Alagoas, Fabio Guedes Gomes, discorrem sobre “Políticas de inovação e financiamento de pesquisa com a nova realidade orçamentária”, sob a coordenação de Lucindo José Quintans Júnior.

O evento é realizado virtualmente, no link desde a última segunda-feira (7) e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) é a anfitriã do evento. O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, presidente do Enprop, é também secretário executivo do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), realizador do encontro: “É um espaço com a participação de todos os gestores de pesquisa das universidades brasileiras e de representantes das principais agências de fomento à pesquisa, tais como Capes, CNPq, Finep e Conpaf. É um momento muito rico para debates e parcerias”, avaliou.

As atividades seguem até amanhã (10), com três palestras. A primeira será “Estratégias para ciência e tecnologia no mundo pós-pandemia”, às 8h30, com o presidente da Capes, Benedito Guimarães Aguiar Neto; com Zena Maria da Silva Martins e Flávio Anastácio Camargo, ambos da Capes, com coordenação de Carlos Henrique de Carvalho (UFU).

Os outros dois temas debatidos serão “Estratégias para ciência e tecnologia no mundo pós-pandemia” e “Os desafios para a implementação do novo modelo de pós-graduação”.

A Assembleia do Foprop será às 13h30, juntamente com a eleição da nova diretoria, às 15h, e encerramento do evento às 16h.