Paróquia Universitária São João Bosco realiza intensa programação na Semana Santa

05/04/2023 - 9:19 - Pastoral

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pastoral

A Semana Santa na Paróquia Universitária São João Bosco, instalada na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), começou no domingo passado (2), com a missa de Ramos, e a partir desta quarta-feira (5) continua com uma extensa programação para celebrar a Páscoa no próximo domingo.

“A Semana Santa é a memória dos maiores gestos de Deus para a salvação de todas as pessoas. Através da entrega de Jesus na Paixão e Morte e através da sua ressurreição, Deus vence o mal, vence o pecado e a morte, e abre à humanidade a possibilidade da vida plena. O amor levado ao extremo é o que salva”, destacou a mensagem da Pastoral aos colaboradores da Católica.

Nesta quarta-feira (5), às 19 horas, será celebrado o Ofício das Trevas, que faz parte da liturgia da Semana Santa. Segundo a igreja Católica,  é um conjunto de salmos, cânticos, preces penitenciais e símbolos que permite aos católicos meditarem sobre a situação de escuridão em que ficou a Terra com a morte de Jesus. Na quinta-feira (6), às 19h, será a missa daSanta Ceia e Lava-pés. 

Já na sexta-feira Santa (7), único dia em que não há a celebração de missa na Igreja Católica, na qual os cristãos mantém o “silêncio interior”, aliado ao jejum e à abstinência de carne, haverá às 9 horas a procissão da Via Sacra e às 15 horas a Celebração da Paixão.

Neste dia (7), às 19 horas, os integrantes do grupo de teatro Senta que o Leão é Manso, da área de Cultura e Arte, ligada a Pró-Reitoria de Pastoral da Católica, vai apresentar gratuitamente na Cidade da Páscoa a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.  

No Sábado Santo (8), às 18h30, será celebrada a Vigília Pascal e no domingo (9), às 18h30, a missa do Domingo de Páscoa.

 

Programação da Semana Santa 

 

Dia 5 (quarta-feira), às 19h

- Ofício das Trevas

 

Dia 6 (quinta-feira), às 19h

- Santa Ceia e Lava-pés

 

Dia 7 (sexta-feira)

- 9h: Via Sacra, 

- 15h: Celebração da Paixão  

- 19h: encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo (na Cidade da Páscoa/ altos da Afonso Pena)

 

Dia 8 (sábado), às 18h30 

- Vigília Pascal

 

Dia 9 (domingo), às 18h30

- Missa do Domingo de Páscoa