Missa é celebrada em comemoração ao 203º aniversário de Dom Bosco

17/08/2018 - 7:00 - Pastoral

Fonte: Michele Moraes

No período da manhã, a missa foi celebrada pelo Pe.Gildásio Mendes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pastoral

Em comemoração ao 203º aniversário de Dom Bosco, foram realizadas duas celebrações, nesta quinta-feira (16), na Paróquia Universitária São João Bosco. No período da manhã, às 9h, e a noite, às 20h30, colaboradores, alunos e docentes participaram da missa solene em homenagem ao sacerdote e educador que dedicou a vida aos jovens.

Durante a manhã, além da comunidade acadêmica, também estiveram presentes nove padres do Brasil e da Colombia. Celebrada pelo inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso e chanceler da UCDB, Pe. Gildásio Mendes, e concelebrada pelo Reitor da Católica, Pe. Ricardo Carlos, e pelo Pró-Reitor de Pastoral, Pe. João Marcos Araújo, a missa trouxe durante a homilia a história de Dom Bosco e a importância que os sonhos tiveram na vida dele.

“Dom Bosco foi um menino que sofreu muito, era pobre e perdeu o pai muito cedo, a partir disso ele começou a interpretar a vida: ‘o que esta acontecendo comigo?’. Ele começa a sonhar e, no início, achava que era fantasia, mas quando percebeu que os sonhos começaram a se tornar realidade, entendeu seu caminho. Ele é o autor do próprio sonho, é o protagonista. Um sonho feito de luta, de sacrifício, de fé, de amor. E qual é o seu sonho? Como está alimentando esse sonho? Deus nos ajuda a construí-lo. Celebrar Dom Bosco é agradecer a Deus por ter dado o exemplo de como construir nossos sonhos”, disse Pe. Gildásio.

Já a missa realizada no período noturo, foi presidida pelo Pe. João Marcos. No final das duas celebrações, os participantes receberam pequenos terços com uma oração voltada para Dom Bosco.

Sobre o santo

São João Bosco deu início à educação salesiana e foi aclamado pelo Papa João Paulo II como o “Pai e Mestre da Juventude”. A cidade em que nasceu em 1815 na região de Piemonte, na Itália, antigamente chamada de Colle dos Becchi, hoje recebe o nome de Castelnuovo Dom Bosco, em homenagem a ele. O sacerdote foi também educador e criador do sistema preventivo em educação, dedicou a vida inteira à religião e aos jovens. Sua obra está presente em todo o mundo, incluindo universidades, faculdades, centros juvenis, oratórios, paróquias, escolas, entre outros locais.

 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.