Indique a um amigo

Dissertação de mestranda aborda a destinação correta de resíduos sólidos

04/12/2017 - 07:00 - Pastoral

Fonte: Michele Moraes

Mestranda Maira Nunes Farias Portugal durante defesa do tema

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pastoral

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou quinta-feira (30) no piso superior do bloco D, a banca de defesa de dissertação da discente Maira Nunes Farias Portugal.

“Logísticas Reversa e Sustentabilidade Ambiental como alternativa de rentabilidade empresarial e desenvolvimento local” foi o tema da pesquisa realizada pela mestranda sob a orientação do professor doutor Reginaldo Brito da Costa.

 “As empresas hoje tem que dar uma destinação correta para os resíduos e essa destinação está prevista em lei, que é a lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos. Tendo em vista essa lei, trabalhei com a Organoeste, aqui de Mato Grosso do Sul, que faz essa destinação correta. Então as empresas de grande, médio e pequeno porte levam esses resíduos até essa empresa e eles transformam em adubo. Isso é Logística Reversa”, explica a mestranda em sua apresentação.

Maira tem especialização em direito ambiental e escolheu o tema, com a ajuda de seu orientador, porque queria fazer um gancho entre a especialização e o processo de pesquisa do mestrado em Desenvolvimento Local.  Então procurou uma empresa local para ver como o processo funcionava na prática.

Maira coletou durante dois anos de pesquisa dados da empresa para saber o que entrava e como saía os resíduos e documentou todo o processo até a venda do produto pronto. Apesar haver vários tipos de logística reversa, como a de plástico, vidro e pneu, a pesquisa de Maira foi focada na logística orgânica.

“Eu tenho só a agradecer ao professor Reginaldo Brito e ao professor Michel Ângelo, porque eu tive uma parte da minha pesquisa que eu precisei de muito cálculo e como sou da área do Direito, eu precisei de pessoas de outras áreas para direcionar a pesquisa. Então eles foram realmente de grande ajuda. Também queria agradecer o administrador Flávio e a engenheira agrônoma, Elizangela, da Organoeste, que sempre me receberam de braços abertos na empresa enquanto eu desenvolvia a pesquisa. Obrigada”.

Além do professor Dr. Reginaldo Brito da Costa, fizeram parte da banca examinadora o professor da UCDB Dr. Michel Ângelo Constantino da Oliveira e a professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Dra. Maria Corette Pasa. Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local podem ser obtidas pelo telefone 3312-3612.

Texto sob a orientação de Gilmar Hernandes

Notícias


18/05/2018 - 08:50 - Esporte

UCDB disputa hoje oitavas de final da Copa Morena 2018 em Coxim

Time enfrenta o atual campeão da competição, o Paranaíba


18/05/2018 - 07:00 - Graduação

Graduandos em Fisioterapia da Católica prestam atendimento gratuito às mulheres da comunidade acadêmica

Consultas são realizadas na Clínica-Escola de manhã, às 9h30, e a tarde, às 13h30


17/05/2018 - 05:00 - Graduação

Alunos de Arquitetura e Urbanismo da UCDB fazem visita técnica ao Museu das Culturas Dom Bosco

Grupo pode ter contato com uma estrutura arquitetônica voltada especificamente para armazenar um acervo