Dia de Dom Bosco é celebrado com missa solene na Paróquia Universitária

01/02/2021 - 10:00 - Pastoral

Fonte: Gilmar Hernandes

Entrada da relíquia e imagem de Dom Bosco

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pastoral

O Dia de Bosco foi celebrado ontem (31), de forma solene, em missa na Paróquia Universitária São João Bosco da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), presidida pelo Padre Idenilson Lemes da Conceição e concelebrada pelo Reitor da Católica, Padre José Marinoni e Padre Adriano Stevanelli. A celebração contou com a presença de membros da Congregação Salesiana, docentes, coordenadores, acadêmicos e comunidade em geral.

Ao som de cornetas, integrantes dos Arautos do Evangelho entraram com a relíquia e a imagem de Dom Bosco, embalados pelo Hino de São João Bosco: ♫Tu és Dom Bosco Pai e Mestre de toda Juventude, Tu és Dom Bosco menino pobre que a Deus amou. Tu é Dom Bosco somos o teu sonho de concretizado. Tu és Dom Bosco nós somos os teus queridos jovens amados.♫

João Bosco nasceu em Becchi, no Piemonte, norte da Itália, em 16 de agosto de 1815. Foi ordenado sacerdote em 5 de junho de 1841. Proclamado Pai e Mestre da juventude em 1988, pelo Papa João Paulo II, Dom Bosco foi canonizado pelo Papa Pio XI em 1934, 46 anos após a sua morte, em 31 de janeiro de 1888, quando tinha 72 anos.

“O olhar de Deus é diferente do nosso. O olhar de Deus é paciente.O olhar de Deus é acolhedor.O olhar de Deus nos leva a preocupar com as situações reais que a sociedade apresenta. E o que foi que Dom Bosco viu olhando com o olhar de Deus para a sociedade daquele tempo. Uma cidade no  início da era industrial repleta de jovens e adolescentes em busca de trabalho, para conseguir o próprio sustento. Muitos deles eram levados pelo desespero, levando-os para as prisões. Foi lá que Dom Bosco olhou com olhar de Deus e percebeu que se nada fizesse não seria o verdadeiro pastor, o verdadeiro pai, o verdadeiro padre”, destacou o Padre José Marinoni durante a homilia.

Ele aproveitou para parabenizar o Padre Idenilson que completou um ano de sacerdócio no dia 25 de janeiro. “A vocação religiosa sacerdotal é um chamado, e como chamado exige resposta. Idenilson coloca todos os seus dons a serviço de Deus e das pessoas que Ele lhe confia. O Papa Francisco chega a afirmar que se a gente quiser ser santo temos que aprender a sermos humildes. Humilde é aquele que sabe reconhecer suas próprias limitações, mas é aquele que sobretudo sabe acolher e compreender o outro. Que Dom Bosco, o grande Pai e Mestre da juventude, ajude você e ajude todos nós a sermos mais humildes e mais santos”, ressaltou Marinoni.

Ao final da celebração o Padre Idenilson agradeceu ao Padre Marinoni a oportunidade de integrar a comunidade salesiana. “O Padre Marinoni é verdadeiramente um pai, que me acolhe e me orienta. A presença do senhor em minha vida traz segurança para poder trabalhar e esperança para seguir esse ministério”, agradeceu o Padre Idenilson, estendendo os cumprimentos a toda a comunidade educativa UCDB. A Paróquia também o homenageou pelo primeiro ano de sacerdócio e entregou um quadro e uma túnica.  

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna