VIII Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade é realizado na UCDB

17/09/2019 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei

Conferência de abertura do VIII Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade foi realizada no anfiteatro do bloco A

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Teve início na noite dessa segunda-feira (16), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o VIII Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade. O evento reúne mais de 200 inscritos e é realizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Instituição, pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (Neppi) e pelo programa Rede de Saberes — iniciativa presente na Católica e em outras três Universidades do Estado que visa a incentivar a permanência de estudantes indígenas na educação superior.

No anfiteatro do bloco A do campus Tamandaré, o seminário trouxe a conferência “Produção do conhecimento indígena e a interculturalidade” com a participação do Dr. Carlos José Ferreira dos Santos (Casé Angatu), indígena da etnia xukuru tupinambá, professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Atuou como coordenador da conferência, o indígena terena Dr. Antônio Seizer da Silva, docente do Centro Estadual de Formação de Professores Indígenas de Mato Grosso do Sul (CEFPI) da Secretaria de Estado de Educação (Sed/MS).

Durante a palestra, Casé falou sobre a Universidade como ambiente de luta para a comunidade indígena, além de um local de produção de conhecimento. De acordo com o docente, a sabedoria indígena deve ser respeitada, contudo os jovens podem aliá-la a busca por capacitação para melhorar a vida das comunidades. “Para muitos indígenas, o aprendizado vem para que possam ajudar no desenvolvimento de onde eles vieram. Por exemplo, fazer Enfermagem para melhorar a saúde na aldeia; cursar Agronomia para levar novas técnicas de plantio. O intercâmbio respeitoso entre os saberes tradicionais e o conhecimento produzido pelos não índios é saudável. Um intercâmbio que promove a troca e não imposições”, pontuou o professor.

O evento segue até quarta-feira (18) e promove apresentações de trabalhos, além de três mesas-redondas. Nesta terça-feira (17), o tema abordado, das 8h30 às 12h, será “Os saberes indígenas e as áreas do conhecimento: Diálogos interculturais”. Já no último dia do seminário, das 8h às 10h, o assunto apresentado ao público será “As tecnologias digitais/mídia e áreas do conhecimento: Diálogos Interculturais” e, das 10h30 às 12h, o debate vai ser sobre as contribuições e experiências compartilhadas durante esta edição do evento.

Segundo a coordenadora do PPGE da UCDB, Dra. Adir Casaro Nascimento, o seminário é interdisciplinar e, desta vez, a discussão a respeito da interculturalidade se faz, ainda mais, presente pela necessidade de aproximar a sociedade não indígena das comunidades indígenas. “Essa questão sempre foi abordada, os indígenas sempre viveram o encontro da cultura deles com as outras culturas, a questão é que as outras culturas não fazem com frequência o caminho inverso. Hoje a academia está dando mais visibilidade às questões indígenas do que antes. É uma revolução política e epistemológica, além de promover uma troca importante para todos e o reconhecimento da legitimidade da participação dos indígenas na construção da identidade do Brasil”, pontuou a docente.

Mais informações sobre o VIII Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade e a programação completa do evento podem ser obtidas ao clicar aqui. Para mais detalhes sobre o seminário, entre em contato com a organização por meio do número (67) 3312-3588.