UCDB sedia X Seminário de Política e Administração da Educação do Centro-Oeste

16/08/2018 - 8:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei

A abertura do Seminário foi realizada no anfiteatro do bloco A da UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

De terça-feira (14) até hoje (16), a Universidade Católica Dom Bosco  (UCDB) é sede para X Seminário de Política e Administração da Educação da região Centro-Oeste. O evento, promovido pela  Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Instituição, traz nesta edição o tema “Educação e Democracia: políticas e direitos sociais”.

Segundo a coordenadora do evento, a professora da Católica e vice-presidente da Anpae na região Centro-Oeste, Regina Tereza Cestari de Oliveira, como o tema proposto tem afinidade com a linha do Programa “Política, gestão e história da educação” considerou-se interessante trazer o seminário de encontro aos mestrandos, doutorandos e também acadêmicos dos cursos de graduação para promover a troca de conhecimentos entre eles e profissionais convidados.

“É um evento de grande porte, com uma quantidade imensa de informações circulando, por isso é de grande valia para os nossos alunos, ainda mais porque todas as discussões trouxeram temas relevantes como as políticas e direitos sociais para a educação infantil e ensino fundamental; a valorização dos profissionais da educação básica;  além de abordar a educação superior”, pontuou Regina.

Os três dias de congresso trouxeram uma conferência com a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Dra. Vera Maria Vidal Peroni, que abordou o tema central do evento, além de três mesas redondas, 15 grupos de trabalho para a apresentação de pesquisas ou relatos de experiências por meio de comunicações orais e banners; e também a exposição de livros.

Para o presidente da Anpae, o professor da Universidade de Goiás João Ferreira de Oliveira, o evento é de suma importância para discutir os gargalos da educação na região e incentivar a produção de conhecimentos como forma de melhorar a qualidade do ensino e auxiliar na transposição de desafios.

“Encontros como esse que reúnem os alunos de mestrado e doutorado e da iniciação científica de todas as Instituições do Centro-Oeste são fundamentais, não só para contribuir com a formação desses profissionais, mas também para promover a reflexão sobre as políticas públicas de gestão da educação. Hoje temos no Brasil um cenário bastante complicado por conta da crise e também por conta do congelamento dos gastos primários do governo determinado pela emenda 95/2016 e diante desse contexto acredito que podemos fazer uma análise e pensar em soluções para reverter esse quadro”, comentou João.

Para saber mais informações sobre o X Seminário de Política e Administração da Educação da região Centro-Oeste acesse o site do evento, basta clicar aqui.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna