UCDB forma primeira doutora na área de Biotecnologia

31/03/2020 - 19:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei

Da esquerda para a direita: Dr. Gilberto Facco; Dra. Rosemary Matias; Dr. Cristiano Carvalho; Dra. Lígia Mendonça e Dra. Susana Moreno. (Foto: Arquivo pessoal – registro feito na qualificação da discente)

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Neste mês, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) formou a primeira doutora na área. Lígia Aurélio Maranhão Mendonça defendeu a tese desenvolvida durante o curso por meio de videoconferência, como forma de prevenção ao novo coronavírus, na última quinta-feira (26).

Com o tema “Efeito de um composto alimentar bioativo associado à Moringa oleífera L. (Moringaceae) em modelo experimental de diabetes mellitus tipo 2”, a pesquisa desenvolvida pela doutora foi orientada pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB, Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, e coorientada pela professora da Universidade Anhanguera Uniderp, Dra. Rosemary Matias.

Segundo Lígia, o trabalho consistiu na criação de um produto desenvolvido a partir de um composto formado por alimentos funcionais e da planta Moringa, que possui propriedades medicinais. Testes mostraram que a combinação é capaz de trazer mais qualidade de vida para pacientes que possuem diabetes mellitus tipo 2.

“Em laboratório, fizemos quatro semanas de tratamento utilizando a fórmula nutricional em animais diagnosticados com a doença. Percebemos que houve uma melhora na glicose e também no perfil lipídico, ou seja, houve uma queda no colesterol total e no nível de triglicerídeos. Além disso melhorou a função renal e hepática, além de percebermos uma evolução nos parâmetros histológicos de fígado e pâncreas”, esclareceu a doutora.

A pesquisadora é graduada em Nutrição pela UCDB e também se tornou mestre em Biotecnologia por meio do Programa de Pós-Graduação da Católica. Para Lígia foi uma alegria ser a primeira doutora na área formada pela Instituição. “Eu fiquei muito lisonjeada e muito feliz pois desenvolvemos um bom projeto. Como nutricionista quero fazer com que o alimento funcional possa melhorar a qualidade de vida das pessoas e prevenir doenças e o produto que criamos possibilita isso”, ressaltou a cientista.

De acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Católica e orientador da pesquisa, formar a primeira doutora na área de Biotecnologia tem uma grande relevância para a Católica, especialmente neste momento de enorme preocupação com a saúde pública.

“Uma das linhas de pesquisa do programa de Biotecnologia da UCDB possui o foco na formação de recursos humanos capacitados no enfrentamento de desafios como o vivenciado na atual pandemia. O projeto de doutoramento de Lígia, teve o objetivo de desenvolver um produto biotecnológico que pudesse ajudar pacientes diabéticos. Os resultados foram animadores do ponto de vista científico e sua formação teve destaque no quesito de produção científica e tecnológica, este último ponto altamente desejável em um programa da área de Biotecnologia. A acadêmica produziu 12 artigos com temas diversos durante o período do doutoramento, dois capítulos de livro e duas patentes”, expôs Cristiano.

Participaram da banca avaliadora, além do orientador e da coorientadora do trabalho, a professora da UCDB Dra. Susana Elisa Moreno, o professor da Universidade Anhanguera Uniderp Dr. Gilberto Gonçalves Facco e a professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Deizeluci de Fátima Pereira Zanella.

Sobre o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCDB

Voltado para docentes, pesquisadores e profissionais graduados nas áreas de Ciências Biológicas, da Saúde, Agrárias ou Exatas e da Terra, o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia da UCDB começou a ser oferecido em junho de 2006. Dez anos depois, em abril de 2016, o curso de Doutorado foi criado com o foco no desenvolvimento de bioprodutos e bioprocessos voltados para as áreas de saúde, agropecuária, industrial e ambiental, com a proposta de criar condições para o estabelecimento de um polo de biotecnologia na região que pudesse agregar valor aos produtos oriundos do Cerrado e do Pantanal.

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCDB é considerado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) conceito quatro e atualmente possui quatro linhas de pesquisa: “Bioprospecção de princípios ativos, genes promotores e vetores de expressão”; “Biotecnologia aplicada à agroindústria”; “Biotecnologia aplicada à sanidade humana e animal” e “Controle biológico”.

Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Católica podem ser obtidas por meio do e-mail  biotec@ucdb.br.