UCDB e Sebrae/MS recebem 24 estrangeiros no programa de intercâmbio Winter School

23/07/2018 - 11:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Winter School faz parte das atividades do Mestrado Internacional Erasmus Mundus

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e o Sebrae/MS recebem nesta terça-feira (24), às 9 horas, 24 mestrandos estrangeiros provenientes de 19 países de quatro continentes do mundo (europeu, americano, africano e asiático), além de mais dois mestrandos brasileiros, para participarem da primeira Winter School: Desenvolvimento Territorial Sustentável – Desafios na Agricultura e Turismo, que será realizado até 31 de julho.

Os mestrandos terão a oportunidade, já na quarta-feira (25), de visitar o Projeto Terra Benta, que teve início em 2015 no município de Campo Grande, com a produção da agricultura orgânica e atende supermercados, feiras de orgânicos e atendimento direto ao consumidor via delivery. O espaço com oito mil metros quadrados possui 12 variedades de hortaliças.

No dia 26 a visita guiada será no Projeto GATI na comunidade Cachoeirinha em Miranda, no dia 27 vão conhecer o Sistema Voucher Único de turismo de Bonito e uma visita guiada a atrativos. No domingo (29) visitam o assentamento Andalucia em Nioaque e na segunda-feira (30) a visita guiada será na Fazenda MN em Maracaju.  (veja programação completa abaixo). 

De acordo com a coordenadora do Master STeDe no Brasil, professora Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat, o objetivo desse projeto é propiciar aos estudantes do mestrado internacional experiências com diferentes coletividades que vivenciam iniciativas de desenvolvimento territorial sustentável, em agricultura e turismo. “Com essas experiências, espera-se contribuir para ampliar o espectro de iniciativas em desenvolvimento territorial sustentável, inserindo os estudantes na realidade brasileira de Mato Grosso do Sul, da região Centro-Oeste, de modo a contribuir para ampliar sua conscientização sobre a situação vivida pelas coletividades nos territórios visitados, assim como suas competências nesse domínio de conhecimento”, explica.

Participam dois mestrandos brasileiros, além de mestrandos de 19 países (Marrocos, Tailândia, Camarões, Gana, Etiópia, Coreia da Sul, Ucrânia, Espanha, China, França, México, Bélgica, Polônia, Costa Rica, Peru, Colômbia, Tunísia, Egito, Albânia e Brasil). A coordenação geral da Winter School em Mato Grosso do Sul é de responsabilidade da coordenadora do Master Stede EMJMD no Brasil, professora Cleonice Alexandre Le Bourlegat, e da diretora técnica do Sebrae/MS, Maristela França.

Programação:

Dia 24/07

9h – Cerimônia de abertura (auditório do bloco M - Clínicas-Escola)

9h30 – Mesa-Redonda: Desenvolvimento territorial sustentável na agricultura e turismo: aspectos teórico-metodológicos

14h – Reunião dos três grupos de trabalho (social, econômico e ambiental) com os tutores e intérpretes locais para orientações básicas finais

 

Dia 25/07

8h15 – Apresentação Institucional Sebrae (Auditório Sebrae-MS)

9h – Apresentação do Projeto Terra Benta

11h – Visita guiada à Terra Benta em Campo Grande

15h - Reunião dos 3 grupos de trabalho com os integrantes do projeto  Terra Benta, em acordo à metodologia e instrumentos de pesquisa previamente adotados.

 

Dia 26/07

5h30 – viagem de Campo Grande a Miranda

10h – Visita guiada ao Projeto GATI

14h – Roda de conversa com os integrantes do projeto GATI

17h15 – viagem de Miranda a Bonito

 

Dia 27/07

9h – reunião dos grupos de trabalho

10h30 – apresentação do projeto Sistema Voucher Único de turismo de Bonito pelo secretário de turismo local aos 45 participantes da escola de inverno

13h30 – visita guiada a atrativos locais (saída do hotel) – Balneário Parque Rio Formoso e Festival de Inverno no centro da cidade

 

Dia 28/07

9h – Visita guiada a atrativos locais

15h – reunião com integrantes do projeto Sistema Voucher-único, em acordo à metodologia e instrumentos de pesquisa previamente adotados (Sebrae)

 

Dia 29/07

6h30 – deslocamento de Bonito a assentamento Andalucia (Nioaque)

9h15 – apresentação do projeto CEPPE - Andalucia (Nioaque)

10h – Visita guiada ao Projeto CEPPE - Andalucia (Nioaque)

13h – Roda de conversa com os integrantes do Projeto CEPPE - Andalucia (Nioaque)

15h30 – deslocamento a Maracaju

 

Dia 30/07

8h – apresentação do projeto da Fundação MS e visita na sede

9h – Visita guiada à Fazenda MN - Maracaju

15h – reunião com os integrantes da Fundação MS

16h45 – retorno a Campo Grande

 

Dia 31/07

9h – reunião dos tutores com os grupos de trabalho

10h – reunião dos tutores com os grupos de trabalho

18h – painel de apresentação dos grupos de trabalho (auditório Sebrae)

19h45 – cerimônia de encerramento

 

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna