Tese desenvolvida na UCDB identificou que a saliva do carrapato-de-boi causa efeito anti-inflamatório e analgésico

22/05/2018 - 18:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Brenda Oliveira

Danieli Fernanda Buccini durante defesa de tese realizada em uma das salas do bloco Biossaúde

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

“Atividade anti-inflamatória e antinociceptiva da saliva de Rhipicephalus microplus” foi o tema da tese desenvolvida pela doutoranda do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia Danieli Fernanda Buccini. Na sexta-feira (18), o estudo foi apresentado a banca avaliadora em uma das salas do bloco Biossaúde do campus Tamandaré.

Orientada pela professora Dra. Susana Moreno, a pesquisa teve como objetivo avaliar as atividades anti-inflamatórias e antinociceptivas — capazes de anular ou reduzir a percepção e transmissão de estímulos que causam dor —, além dos efeitos tóxicos da saliva do carrapato-de-boi (Rhipicephalus microplus) para desvendar o mecanismo de modulação entre a saliva dos artrópodes e hospedeiro.

Segundo Danieli, o estudo provou que a saliva do carrapato-de-boi tem um efeito antiinflamatório e apresentou atividades antinociceptivas. “Os dados aqui apresentados apoiam o desenvolvimento de novos estudos para elucidar os princípios ativos da saliva de Rhipicephalus microplus e o mecanismo de ação que possui, para que no futuro, possam ser desenvolvidas novas drogas anti-inflamatórias e analgésicas”, comentou a doutoranda

Junto com a orientadora da pesquisa, participaram da banca examinadora o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Católica, Dr. Cristiano Marcelo Espinola Carvalho, e os docentes Dr. Octávio Franco, Dra. Antonia Railda Roel, Dra. Maria Claudia da Silva e a Dra. Luana Silva Soares.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.