Tese de pesquisadora da UCDB está entre as cinco melhores do Brasil

04/10/2022 - 13:58 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

A pesquisadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu — Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Dra. Lorhenn Bryanda Lemes Maia teve o seu trabalho de doutorado classificado entre os cinco melhores do país durante o evento Genética 2022 - 67th Brazilian Congress of Genetics, realizado em Natal (RN), de 12 a 15 de setembro. A bióloga cursou doutorado em Biotecnologia na UCDB e a defesa de tese aconteceu em setembro de 2021 com o título “Análise Evolutiva e Estrutural das Proteínas PR-4 Sugarwins”.

“O objetivo foi entender o funcionamento de uma proteína da cana-de-açúcar que pode ser utilizada como ferramenta biotecnológica no combate a uma doença chamada comumente de podridão vermelha ou podridão da cana, que causa muitos prejuízos aos agricultores. A pesquisa foi realizada a muitas mãos e com o apoio de diferentes instituições, com muitas expertises. Além da UCDB, desenvolvi etapas do projeto na Universidade de São Paulo e Universidade Federal de São Carlos. Outras foram realizadas na Universidade Federal de Goiás e na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, além do Diamond Light Source (Reino Unido), onde fizemos a coleta dos dados cristalográficos da proteína em estudo”, explicou. A tese foi orientada pelo professor Dr. Márcio de Castro Silva Filho e co-orientada por Dr. Humberto D’Muniz Pereira (IFSC - USP).

No evento realizado em Natal, Lorhenn inscreveu o trabalho e foi uma das cinco finalistas na maior premiação científica da área Prêmio Jovem Geneticista 2022, destinado aos jovens doutores da área no país. “Concorremos entre os gigantes de São Paulo, como a USP. Meu trabalho foi o único premiado oriundo de instituição privada e o único do Centro-Oeste. É um orgulho muito grande constatar que aqui na UCDB fazemos pesquisa de qualidade”.

O doutorado teve apoio financeiro do CNPq, Capes e Fapesp. Anteriormente, a revista internacional Frontiers in Plant Science (Qualis A1) havia publicado um artigo sobre a pesquisa.

Pós-doc
Atualmente, Lorhenn é pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local. Durante o evento nacional, apresentou também outro trabalho: o desenvolvimento de um software com emprego de métodos de machine learning supervisionado para análise de dados biológicos, visando o desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial que auxiliem na identificação de biomarcadores para a medicina diagnóstica. Esta pesquisa tem a supervisão do professor Dr. Michel Constantino e colaboração dos professores Me. Marcos Alves e Dr. Cristiano Marcelo Espinola Carvalho.

“O trabalho já tem a primeira versão do software registrada no INPI. E, atualmente, estamos trabalhando no desenvolvimento de uma versão mais atualizada, com emprego de novos métodos de análise de dados. O novo software deve ser registrado até o final de março de 2023, quando devo finalizar o pos-doc”, afirmou a pesquisadora. Dois acadêmicos de Pibic, dos cursos de Engenharia de Computação e Biomedicina participam das atividades, que têm o apoio da Fundect.

Agora, dados biológicos de pacientes regionais deverão ser imputados no software. “O projeto vem coletando amostras de pacientes sul-matogrossense graça a colaboração de médicos oncologistas da Oncovitta, como o Dr. Fabrício Colacino, e de hospitais da capital como o Hospital Santa Casa de Campo Grande e Cassems”, explicou.

 

Notícias



05/04/2024 - 08:28 - Esporte

Serc UCDB vence Leoas da Serra e garante vaga antecipada na semifinal na Supercopa

Nesta sexta-feira (5), ainda na primeira fase, a equipe da Católica enfrenta Stein


04/04/2024 - 09:15 - Esporte

Serc UCDB joga hoje contra Leoas da Serra na Supercopa

Campeonato está valendo vaga na Libertadores de Futsal Feminino