Tese analisa processo de materialização da meta sete no Plano Municipal de Educação de Corumbá

28/02/2019 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Doutorando Marco Antônio Oliva Monje

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O Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na quarta-feira (27) a defesa da tese do doutorando Marco Antônio Oliva Monje, com o tema “Plano Municipal de Educação de Corumbá-MS: o processo de materialização da meta 7 – qualidade na educação básica (2015-2018)”.

“O objetivo geral da minha tese é analisar o processo de materialização da meta 7 do plano municipal de educação de Corumbá, que visa fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, por meio da melhoria do fluxo escolar e aprendizagem de modo a atingir as metas nacionais definidas pelo índice da educação básica do Brasil”, explica.

Para o pesquisador, o modelo de avaliação do aluno deveria ser diferente. “O que a gente vem percebendo, não só em nível local, mas também a nível nacional e internacional, que através dos organismos internacionais vem adotando as avaliações em larga escalas, com testes e provas onde por meio desses dados pretendem medir a avaliação do ensino. A gente entende que deve ser feita de outra maneira, deve ser feita uma avaliação global da escola e do aluno”.

O trabalho foi orientado pela professora Dra. Regina Tereza Cestari de Oliveira e a banca composta pelas professoras Dra. Elizangela Alves da Silva Scaff (UFPR), Dra. Vilma Miranda de Brito (UEMS), Dra. Celeida Maria Costa de Souza e Silva (UCDB) e Nadia Bigarella (UCDB).