Tese aborda ecoeficiência em empresas do setor produtivo de base florestal

18/02/2021 - 8:21 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Defesa de tese por videoconferência

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou no dia 12 de fevereiro, por meio de videoconferência a defesa de tese do doutorando Robert Armando Espejo, com o tema “Ecoeficiência em Empresas do Setor Produtivo de Base Florestal: Uma Abordagem Baseada em Fronteira não Paramétrica”, sob a orientação do professor Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira.

“Minha pesquisa representa uma ampla análise acerca da ecoeficiência nas empresas no setor produtivo de base florestal, no período 2009 a 2019. Inicialmente, foi realizada uma revisão sistemática sobre os artigos relacionados com os termos: ‘Environmental Efficiency’, ‘Eco-efficiency’ e ‘Pulp and Paper’, e identificados 47 artigos envolvendo assuntos relacionados com maior frequência no setor do agronegócio, energia e regiões da China”, explica o doutorando.

Apesar de apresentarem artigos em todos os continentes, observa-se pesquisas com maior intensidade no continente asiático e europeu, carecendo de pesquisas na região da África e da América do Sul. “Em termos econômicos, um destaque para os Estados Unidos que alcançaram, com menor número de empresas quando comparadas com a Índia e a China, maior acumulado de receitas no ano de 2019, demonstrando ter participação em todos os setores da silvicultura. Os países de Portugal e Canadá atingiram o maior número de ecoeficiência, denotando um sinal de preocupação com o meio ambiente ao serem analisados de forma relativa com outras empresas do setor”, conclui.

Além do orientador, a banca examinadora foi composta pelos professores doutores Reginaldo Brito da Costa (UCDB), Urbano Gomes Pinto de Abreu (UCDB), José Carlos Taveira (Insted) e George Henrique de Moura Cunha (Unialfa). 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna