Reitor da UCDB ministra palestra para pesquisadores do PPDL e acadêmicos de História

26/09/2019 - 21:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei e Marina Romualdo

Pe. Ricardo Carlos, Reitor da UCDB, ministrou palestra no anfiteatro do bloco M

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Pe. Ricardo Carlos, Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), ministrou na noite desta quinta-feira (26), uma palestra sobre o “Patrimônio histórico cultural do sagrado no contexto histórico”. Voltado para os acadêmicos do curso de História, discentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local (PPDL) e para participantes do grupo de pesquisa “Cultura, religiosidade e saberes locais” da Instituição, o evento foi realizado no bloco M do campus Tamandaré.

Na data, Pe. Ricardo que se especializou, entre os anos de 2013 e 2015, em Ciências Bíblicas Arqueológicas pelo Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalém e estudou arqueologia, grego e aramaico, compartilhou com o público a experiência e o aprendizado histórico que adquiriu durante o tempo em que permaneceu no local.

Alguns dos espaços citados foram as cavernas de Qumran — um sítio arqueológico localizado na região do Mar Morto. De acordo com o Reitor, 11 grutas foram descobertas no local pelos arqueologistas. "Mais de 500 manuscritos foram encontrados nas grutas, todos estavam em pergaminhos e eram armazenados em vasos de barro. Todo o Antigo Testamento da Bíblia foi descoberto ali, exceto Ester e Macabeus, porém nem todos os livros estavam inteiros", comentou Pe. Ricardo.

Outra cidade onde o Reitor esteve foi Jerusalém, e citou locais importantes da região como o "Domo de Ouro". "É ali onde fica a pedra em que Abraão colocou seu filho Isaac para sacrifício e nessa mesma pedra Maomé teria sido arrebatado aos céus, por isso é o local mais disputado da Terra Santa por judeus e israelitas. Hoje está sob controle da Palestina", esclareceu o Reitor.

A palestra foi organizada pela coordenadora do (PPDL), Dra. Arlinda Canteiro Dorsa; pela docente do Programa e coordenadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na Católica, Dra. Maria Augusta de Castilho; e pelo coordenador do curso de História, Fábio Santos. “O intuito foi incentivar a comunidade acadêmica e reconhecer a busca pela preservação e a reconstrução do saber histórico do sagrado em diversos lugares do mundo”, esclareceu Maria Augusta.