Protagonismo de mulheres quilombolas é tema de dissertação na UCDB

23/10/2020 - 10:04 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O programa de pós-graduação mestrado e doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na quinta-feira (22), por videoconferência, a banca de defesa de dissertação da mestranda Maira Fernanda dos Anjos Santos. O tema abordado foi “Protagonismo de mulheres afrodescendentes das comunidades quilombolas de Campo Grande-MS”, com orientação da professora Dra. Dolores Pereira Ribeiro Coutinho. 

“As análises das produções científicas revelaram a importância de se desnudar as práticas e os discursos das mulheres afrodescendentes quilombolas, ressignificando suas histórias. Com relação ao Programa Bolsa Família, percebeu-se que este é um influente mecanismo de construção de autonomia e empoderamento para as mulheres afrodescendentes quilombolas, que são titulares e beneficiárias do programa, com independência financeira elas têm mais liberdade de escolha”, explicou a mestranda.

Ela destaca ainda que discutir o protagonismo social e reforçar o potencial presente e futuro de suas protagonistas possibilita tomada de decisões no contexto que vivem e corrobora para o desenvolvimento local. “O local gera capital social quando gera autoconfiança aos indivíduos de uma localidade. O protagonismo social é o propulsor de desenvolvimento local”, completa.

Além da orientadora, a banca foi composta pelas professoras Dra. Arlinda Cantero Dorsa (UCDB) e Dra. Claudia Pereira Gonçalves (Incra). As inscrições para o processo seletivo 2021A de candidatos ao Programa de Pós-Graduação mestrado e doutorado em Desenvolvimento Local da UCDB podem ser feitas até 16 de novembro. Inscreva-se clicando aqui. Mais informações pelo telefone (67) 3312-3300.