Protagonismo de estudantes pantaneiros é tema de tese em Educação da UCDB

03/03/2020 - 11:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Silvia Tada

Janaína Nogueira Maia Carvalho durante a defesa de tese

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Durante um ano, a doutoranda Janaína Nogueira Maia Carvalho conviveu com crianças de uma escola da região do Pantanal sul-mato-grossense e coletou dados para desenvolver a tese “Culturas infantis: As crianças pantaneiras como protagonistas de suas histórias no contexto escolar”, dentro do Programa de Pós-graduação em Educação — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco. A defesa de seu trabalho aconteceu na última sexta-feira (28 de fevereiro).

“Trabalhei com a sociologia da infância. Saí de um centro urbano e convivi com as crianças em uma fazenda, em contexto escolar. Por meio de rodas de conversas, fotografias, observações, brincadeiras, concluí que elas são crianças e ao mesmo tempo têm um uma linguagem própria e um comprometimento com o fazer cotidiano, com a lida na fazenda junto com sua família. Então, destaco na pesquisa quatro categorias principais: comprometimento, compartilhamento, linguagem própria e imaginação”, detalhou a doutoranda.

Fizeram parte da banca de avaliação, além da orientadora Dra. Marta Regina Brostolin, os professores Dra. Flavinês Rebolo e Dra. Ruth Pavan (UCDB), Dr. Manuel José Jacinto Sarmento Pereira (Universidade do Minho, Portugal) e Dra. Maritza Maciel Castrillon Maldonado (Unemat).

Mais informações sobre o PPGE podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3597.