Projetos pedagógicos de educação profissional e tecnológica no Instituto Federal de Rondônia é tema de Tese

11/02/2022 - 8:28 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação - mestrado e doutorado em Educação (PPGE) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na quinta-feira (10), por videoconferência, a defesa de tese do doutorando Fábio Mamoré Conde com o tema “Projetos pedagógicos de educação profissional e tecnológica no Instituto Federal de Rondônia (IFRO): concepção e disputas na modalidade educacional (2003-2018)”, sob a orientação da professora Dra. Regina Tereza Cestari de Oliveira.

“O objetivo da pesquisa foi analisar como as concepções que orientam a política de educação profissional e tecnológica no Brasil foram incorporadas em três projetos pedagógicos institucionais e em projetos pedagógicos de dois cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, no período de 2003-2018”, destacou o doutorando.

A pesquisa defende que o Instituto foi criado tendo em vista um processo educacional diferenciado, no plano contraditório, em uma conjuntura marcada pelas forças sociais progressistas, no entanto ao analisar as políticas de educação profissional e tecnológicas nos governos (2003-2018) e os projetos pedagógicos institucionais e dos cursos selecionados do IFRO, a proposta de formação integral fundamentada na concepção da educação politécnica e no trabalho como princípio educativo, não se impôs, diante dos limites estruturais e conjunturais de uma sociedade de classes. “Em contraposição, prevaleceu a concepção pragmática de formar para os conhecimentos úteis ao mercado capitalista, com destaque à visão empreendedora, em um período marcado pelo desemprego estrutural, vinculada ao economicismo na educação”, finaliza.

Além da orientadora, a banca foi composta pelos professores Dr. Fabiano Antônio dos Santos (UFMS), Dr. Fábio Perboni (UFGD), Dra. Celeida Maria Costa de Souza e Silva (UCDB), Dra. Nadia Bigarella (UCDB), Dra. Elisângela Alves da Silva Scaff (UFPR) e a Dra. Adir Casaro Nascimento (UCDB). Mais informações sobre o programa pelo telefone (67) 3312-3597.