Professores de Portugal e da Espanha ministram palestra para mestrandos e doutorandos em Agroambiental

28/05/2018 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Michele Moraes

Carlos Fonseca, do departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, em Portugal, foi um dos convidados para ministrar palestra aos alunos da UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária (Agroambiental) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram de duas palestras com professores de Instituições de Ensino Superior do exterior.  Um deles é o docente Pedro Fernandez da Universidade da Extremadura (UEx), na Espanha, que falou sobre “Interface entre animais domésticos e silvestres quanto ao aspecto de transmissão de parasitas”

Já o outro professor Carlos Fonseca, do departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, em Portugal, abordou o tema “Gestão da vida silvestre e conservação da natureza” tendo como base as experiências adquiridas no país em que vive. Após contar um pouco sobre as características da localidade, o docente expôs a fauna portuguesa, os cuidados que são tomados e as pesquisas relacionadas aos animais silvestres típicos da região.

Entre as espécies estudadas está o Sacarrabos (Herpestes ichneumon) — carnívoro de médio porte castanho-acinzentado, conhecido também como mangusto. De acordo com Carlos, o animal foi trazido da África para Portugal e alastrou-se de forma exacerbada a ponto de desequilibrar o ecossistema local. Diante desse cenário, a caça é permitida como forma de controle das populações e, de alguma forma, segundo o docente isso contribui para a pesquisa.

“Essa é uma maneira de conseguir informações que não seriam possíveis por outros métodos e, por isso, acredito que esses dados, no futuro, podem nos ajudar a desenvolver uma forma diferente de controlar o aumento dos animais do que o uso da caça”, esclareceu Carlos.

Durante a palestra, o professor citou outras espécies presentes no país, como o esquilo vermelho que ganhou até uma página no Facebook, em que as pessoas postam fotos em tempo real quando os avistam. Além desse animal, Carlos falou sobre a toupeira d’água — presente no norte de Portugal e muito difícil de ser capturada — e também da  lontra que possui fácil adaptação e é encontrada em abundância.  

“Apresentei vários exemplos de espécies que, apesar das diferenças dos ecossistemas, em termos metodológicos há muitas semelhanças com aquilo que se faz em Portugal e com o que pode ser feito aqui no Brasil, principalmente, no aspecto de controle e preservação dos animais”, comentou o professor.

Segundo Carlos, além de passar conhecimento para os alunos, estar na UCDB foi uma maneira de aproximar-se do Brasil: “Foi muito bom trocar experiências e estreitar laços entre os nossos países para que no futuro os brasileiros possam fazer pós-graduação em Portugal e os portugueses tenham a oportunidade de vir estudar aqui. O Brasil tem um campo de pesquisa ecológica extraordinário para explorar”.

Como parte da disciplina do Programa Agroambiental “Sustentabilidade e Conservação Ambiental”, a palestra foi realizada em uma das salas de aula do bloco D e contou também com a presença de alunos da iniciação científica (Pibic e Pibit) que integram os cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna