Pesquisas feitas na UCDB transformam-se em livros de fácil linguagem para toda a população

21/09/2018 - 15:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Marina Romualdo

Dissertações foram transformadas em dois livros com linguagem acessível

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O anfiteatro da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro do campus Tamandaré foi palco para o lançamento de dois livros, na noite de quarta-feira (19) — “Santuário São Judas Tadeu: As ações comunitárias sob a ótica do desenvolvimento do capital humano - Campo Grande (MS)” e “Iluminação Urbana: Campo Grande e seus monumentos”.

As obras foram escritas a partir de estudos desenvolvidos na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local. Duas mestrandas junto com a professora Dra. Maria Augusta de Castilho, orientadora dos trabalhos, tiveram a iniciativa de transformar a dissertação em uma publicação mais acessível a qualquer tipo de público.“Como o trabalho em si possui uma linguagem técnica, quisemos fazer um novo produto para que toda a população possa ler e entender. Reestabelecemos algumas palavras para possibilitar o acesso a todos”, comentou Maria Augusta.

Natacha Oliskovicz é uma das mestrandas e ao escrever o livro “Iluminação Urbana: Campo Grande e seus monumentos”, ela trouxe os 46 monumentos que compõem a capital sul-mato-grossense. Na obra, cita o contexto histórico de cada um, se  há manutenção, estado de conservação e também iluminação.

“O trabalho foi ganhando uma proporção muito interessante do ponto de vista do desenvolvimento e o que a iluminação é capaz de proporcionar em uma cidade. O nosso objetivo foi mostrar e valorizar os monumentos que Campo Grande tem e aproveitar a oportunidade de fazer uma reflexão sobre o potencial que a iluminação urbana possui na valorização de um município”, relatou Natacha.

Já o livro “Santuário São Judas Tadeu: As ações comunitárias sob a ótica do desenvolvimento do capital humano - Campo Grande (MS)”, partiu do estudo da mestranda Deisi Graziela de Lima Martins e analisa todas as ações comunitárias realizadas pela paróquia com base no valor das pessoas envolvidas.

Marcaram presença no evento, entre os profissionais convidados, as docentes da Católica, Arlinda Cantero Dorsa, Graciana Goedert, Denise Engleitner Bascope e dois representantes do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul. Além dos acadêmicos do curso de História, Arquitetura e Urbanismo, Engenharias e os alunos do Programa de Pós-Graduação  em Desenvolvimento Local.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.