Pesquisa de mestrado analisa representações do espaço social de Campo Grande por meio digital

24/06/2020 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realiza nesta terça-feira (23), às 14 horas, por videoconferência, a banca de defesa de dissertação da mestranda Flávia Cristina Albuquerque Palhares Machado, com o tema "Representações do espaço social de Campo Grande/MS: a erosão do imaginário urbano e seus registros no meio digital", sob a orientação da professora Dra. Arlinda Cantero Dorsa e coorientada pelo Dr. José de Campos Maciel.

“A pesquisa aborda as representações do espaço social de Campo Grande e tem por objetivo sondar, prospectar e compreender o impacto da dispersão e fragmentação do espaço das cidades por meio das representações visuais produzidas e reproduzidas pelos seus habitantes, utilizando como dados imagens compartilhadas espontaneamente sobre a cidade de Campo Grande e seu espaço social nas mídias digitais e, de maneira mais específica, na rede social digital Instagram”, destaca a mestranda Flávia Cristina Albuquerque Palhares Machado. 

Ela ressalta ainda que a partir da análise das imagens pode concluir que, para  entender a própria realidade urbana, os habitantes de Campo Grande recorrem a um repertório universalizado, o imaginário urbano construído a partir de outras histórias, condições geográficas, culturas outras realidades urbanas. “Como resultado, evidencia-se a distância que a cidade e o seu próprio conjunto de marcos e sistemas de objetos se encontram dos originais, a sua inadequação aos modelos e os problemas ocorridos ao longo do seu processo de urbanização. A contribuição do trabalho para a comunidade acadêmica e para os campo-grandenses é demonstrar que é possível dar voz e escutar o que dizem os habitantes da cidade, ainda que estes conscientemente não o expressem, utilizando as informações que compartilham ou com as quais interagem na rede social Instagram”, completa.

Além da orientadora e do coorientador, a banca de defesa será composta pelos professores Dra. Dolores Pereira Ribeiro Coutinho (UCDB) e Dr. José Francisco Sarmento (UCDB). 

 

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica