Pesquisa aponta impactos que a legislação causa no Pantanal

11/02/2019 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Pedro Puttini Mendes, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Pedro Puttini Mendes, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), defendeu a dissertação nesta sexta-feira (8), com o tema “Pantanal Sul-Mato-Grossense: atribuição territorial, legislação e desenvolvimento local sustentável”.

“Minha pesquisa trata da legislação, desenvolvimento local e do Pantanal sul-mato-grossense, que é um bioma que está em vias de regulamentação e a gente precisa discutir os indicadores, o impacto que a legislação causa nesse território. O objetivo é trazer não apenas o referencial teórico, mas apresentar o Pantanal, a geografia, a região, mas trazer principalmente os indicadores. Toda a política pública para ser feita deveria observar os dados do local, não só ser imposta para ser regulamentada.

O pesquisador destaca ainda que “cruzamos todos esses dados para saber quais deles apresentam uma relação positiva e qual negativa. O interessante é buscar o equilíbrio”. Entre os indicadores analisados está o Índice de Desenvolvimento Humano, valor bruto de produção, quantidade de hectares em unidades de conservação entre outros.

Além do orientador da pesquisa, professor Dr. Michel Constantino, fizeram parte da banca avaliadora a professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Dra. Kelly Lissandra Bruch e o professor Dr. Reginaldo Brito da Costa (UCDB). Para mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local entre em contato por meio do número (67) 3312-3612.