Pesquisa aponta danos do lixo virtual ao desenvolvimento sustentável nos territórios

14/12/2020 - 8:22 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação mestrado e doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na sexta-feira (11), por videoconferência, a banca de defesa de tese do doutorando Mário Márcio da Rocha Cabreira com o tema “Lixo virtual: danos ao desenvolvimento sustentável nos territórios”, sob a orientação da professora Dra. Dolores Pereira Ribeiro Coutinho.

“Em linhas gerais, os resultados da pesquisa confirmam a hipótese inicial de que o lixo virtual é danoso ao desenvolvimento sustentável nos territórios. As conclusões podem apontar para uma equivocada demonização da virtualidade e da tecnologia; porém, caso assim se o configure, é importante lembrar que elas foram criadas, são utilizadas e controladas pelos seres humanos e compete aos humanos dominar sua criação e investir na educação ético-tecnológica”, explica o doutorando.

Para ele a internet limpa que se busca é mais ética, mais humana, atribui poder e promove a proteção aos mais fracos, impõe transparência aos mais poderosos, respeito à Ecologia e aos Direitos Humanos. “Não se trata da disseminação e ostentação de um manual de boas práticas, mas da existência de um novo paradigma social, em que se respeite a dignidade da pessoa humana, valorizando-se o indivíduo e a vida em sociedade. Por outro lado, paralelamente ao direito de serem produtores, advém a angústia e a preocupação, como consumidores, ante a enorme quantidade de informações que passaram a ser manuseadas e trocadas com maior facilidade e velocidade”, completa.

O pesquisador reforça ainda que as pessoas são atingidas por incontáveis mensagens, não sendo capazes de filtrarem, tratarem ou dominarem a massa de conteúdo. “Há casos em que televisões ou jornais impressos foram induzidos a erro, por reproduzirem informação não verdadeira, sem antes terem conferido, com rigor, a procedência e o conteúdo”, conclui.

Além da orientadora, a banca foi composta pelos professores Dra. Daniela Cristiane Ota (UFMS), Dr. Jacir Alfonso Zanatta (UCDB), Dr. Heitor Romero Marques (UCDB e Dr. Hemerson Pistori (UCDB.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna