Peptídeos antimicrobianos otimizados pode ser uma alternativa no combate a infecções bacterianas aponta pesquisa

02/07/2021 - 9:32 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia mestrado e doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou no dia 14 de junho de 2021, por meio de videoconferência, a banca de defesa de dissertação da mestranda Joelma Patricia Rossetto com o tema “Peptídeos desenhados computacionalmente e derivados de Plasmodium chibaudi”. O trabalho contou com a orientação da professora Dra. Ângela Mehta e coorientação dos professores Dr. Octávio Luiz Franco e Dr. Marlon Henrique e Silva e Cardoso.

“Estudos apontam que infecções bacterianas resultam em significativa morbidade e mortalidade em ambiente hospitalar e elevados custos nos cuidados de assistência à saúde, sendo cada vez mais comum o isolamento de cepas resistentes em pacientes internados. Diante desta problemática, a utilização de peptídeos antimicrobianos otimizados pode ser uma alternativa no combate a essas cepas”, explica a mestranda. 

Neste contexto, a presente pesquisa analisou o comportamento estrutural de três peptídeos otimizados computacionalmente, nomeados PcDBS1R1, PcDBS1R5 e PcDBS1R9, revelando potencial antimicrobiano frente a cepas susceptíveis e resistentes de Escherichia coli. “Os resultados obtidos neste estudo demonstram que os peptídeos apresentam atividade antimicrobiana similar, porém com perfis estruturais distintos em termos de estrutura secundária e flexibilidade/rigidez abrindo, assim, uma nova vertente para futuros estudos de prova de conceito”, conclui. 

A pesquisa contou ainda com a colaboração direta da Dra. Lai Yue (Angeline) Chan e do professor David James Craik da The University of Queensland (UQ), Austrália, devido a parceria UCDB (Brasil) / UQ (Austrália) estabelecida e intermediada pelos coorientadores Dr. Octávio Luiz Franco e Dr. Marlon Henrique e Silva Cardoso. 

Além da orientadora, a banca examinadora foi composta por Dr. Cirano José Ulhoa (UCDB), Dr. Osmel Fleitas Martínez (UCB). Mais informações sobre o programa de pós-graduação pelo telefone (67) 3312-3768.