Participação dos conselhos municipais de educação em processos decisórios é analisada por doutoranda

18/02/2020 - 13:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei

Carmen Lígia Caldas Haiduck apresentou a pesquisa desenvolvida à banca avaliadora na sala de defesa do bloco D

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Na tarde dessa segunda-feira (17), o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) promoveu a defesa de tese de Carmen Lígia Caldas Haiduck. Sob a supervisão da professora Dra. Regina Tereza Cestari de Oliveira, a pesquisa desenvolvida pela doutoranda abordou o seguinte tema: “Conselhos de educação em municípios sul-mato-grossenses no contexto do plano de ações articuladas: Implicações para a gestão democrática da educação básica (2007-2014)”.

O estudo analisou as cidades de Três Lagoas e Sidrolândia e buscou responder de que maneira os Conselhos Municipais de Educação instituídos em cada região atuam no processo de construção da gestão democrática na educação básica. De acordo com Carmen Lígia, as particularidades que cada município enfrenta, como é o caso das relações patrimonialistas, tem dificultado a participação dos conselhos nos processos decisórios da gestão educacional local.

“Identifiquei que a atuação dos conselhos nos municípios pesquisados se configura mais como um órgão auxiliar das ações da Secretaria de Educação do que como um órgão de gestão, pois eles não participam dos processos de decisão”, pontuou a doutoranda.

Na data, além da orientadora do trabalho, Dra. Regina, participaram da banca avaliadora outras duas docentes da Católica: Dra. Celeida Maria Costa de Souza e Silva e Dra. Nádia Bigarella. Junto com as docentes, estiveram presentes como examinadoras externas a professora da Universidade de Brasília (UnB) Dra. Marilia Fonseca e a docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Dra. Theresa Maria de Freitas Adrião.

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica