Palestra realizada pelo NACNeuro aproxima pesquisadores e promove troca de conhecimentos

24/05/2018 - 13:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei

Professor Dr. Rodrigo Lopes Miranda ministrou palestra em uma das salas da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Com o intuito de integrar, difundir conhecimentos e estimular o aprendizado em conjunto, nesta quarta-feira (23), o Núcleo de Análises do Comportamento e da Neurociência (NACNeuro) — mais novo grupo de pesquisa da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) —realizou uma palestra voltada para pesquisadores e acadêmicos.

Este foi o primeiro evento aberto ao público, promovido pelo NACNeuro, e trouxe como tema principal  a “História da Análise do Comportamento e da Neurociência no Brasil, um futuro de confluência? ”.  O assunto foi abordado pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e um dos coordenadores do grupo, Dr. Rodrigo Lopes Miranda.

Durante a palestra, o docente traçou o surgimento e o avanço do desenvolvimento das pesquisas em neurociência durante os anos de 1960 e 1970, mesmo período em que os estudos na área de análise do comportamento iniciaram-se e passaram a aumentar com a preocupação de formar cientistas que pudessem dar continuidade ao trabalho.

Ao expor esses dois cenários aos pesquisadores e acadêmicos presentes, ele considerou pontos que podem ser pesquisados a partir do contexto histórico. “Percebemos que existe uma lacuna nesses dados que fazem com que a história no Brasil, seja muito diferente se comparada ao que aconteceu nos Estados Unidos. Descobrir o porquê disso e as influências podem ser fatores para o início de um trabalho”, comentou Rodrigo.

Na data, também foram convidados outros dois docentes que debateram o tema proposto: Dr. Lucas Ferraz Córdova, analista do comportamento e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e o Me. Serginaldo José dos Santos, psicólogo e fisioterapeuta, docente da Católica e coordenador do Projeto de Extensão “Cogniação” desenvolvido na Instituição.

De acordo com o idealizador do núcleo e um dos coordenadores, Dr. André Barciela Veras, essa primeira palestra realizada é um passo relevante para dar início às pesquisas nessas áreas da neurociência e da análise do comportamento. “Essa é a inauguração dos trabalhos e é muito importante que a gente se reúna em torno do tema para trocar experiências. A partir desses encontros podemos nos integrar e pensarmos em estudos na área que podem trazer melhorias para a sociedade”, pontuou.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna