Palestra com professor africano é destaque de aula magna promovida pelo PPGDL

11/09/2019 - 11:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Marina Romualdo

professor africano Dr. Abdoul Azis Sodore ao lado da docente da UCDB Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

“Experiências do Desenvolvimento Local em Burkina Faso: Abordagem estatal e das organizações não governamentais no processo de descentralização” foi o tema da palestra da aula magna promovida, nessa terça-feira (10), pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Na data, o assunto foi abordado pelo professor Dr. Abdoul Azis Sodore, da Universidade de Ouagadougou Joseph Ki-Zerbo, de Burkina Faso, na África.

Burkina Faso é um país localizado em uma região árida à beira do deserto do Saara, no oeste da África. A região possui vários problemas socioeconômicos como a pobreza, a fome e a falta de água potável para a população local. Durante a palestra, o professor Abdoul, nativo da região, pontuou as mutações na organização do território de Burkina e expôs estudos referentes ao desenvolvimento local.

O docente pontuou que o que prevalece é a economia tradicional de subsistência que inclui a caça e a pesca — atividades importantes para os povos rurais, especialmente durante a estação da seca. Já no aspecto cultural, o país conta com uma grande diversidade étnica composta majoritariamente (52%) pela etnia mossi. “Percebemos que apesar da sociedade urbana do país já ter, até certo ponto, se modernizado, a sociedade rural ainda permanece bastante conservadora. Famílias ampliadas também são muito comuns, muitas vezes, três ou mais gerações vivem juntas”, comentou o professor Abdoul.

Para obter mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UCDB entre em contato por meio do número (67) 3312-3612.

 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna