Nova coordenação assume o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da UCDB

10/03/2020 - 9:11 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei

Dra. Arlinda Cantero Dorsa, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB, Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, e Dr. Michel Constantino

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

A nova coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local (PPDL) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) foi empossada na tarde dessa segunda-feira (9). Na data, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Católica, Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, por meio da Portaria da Reitoria nº13/2020, nomeou o professor Dr. Michel Constantino como novo coordenador do PPDL e a professora Dra. Arlinda Cantero Dorsa assumiu o cargo de vice-coordenadora. Os dois ficam à frente do programa durante o triênio 2020-2022.

“Quero agradecer a confiança por passar essa função a mim. As pessoas que trabalham aqui, trabalham com amor e o que eu desejo é continuar a fazer aquilo que vocês já fazem. Acredito que vai ser muito fácil coordenar porque eu tenho uma família aqui que me ajuda bastante. O nosso relatório quando conseguimos a nota 5 para o programa não tinha nenhum ponto errado. Construímos tudo isso com transparência e é algo que reflete nas nossas produções e no desempenho dos nossos alunos. As novas ideias que quero implementar surgiram dessa atuação em conjunto e quero agradecer a todos por isso”, ressaltou Michel.

Michel e Arlinda auxiliam no desenvolvimento do programa como parte da coordenação desde os dois biênios anteriores (2016-2017 e 2018-2019). Nesse período, os papeis foram invertidos: professora Arlinda atuou como coordenadora e Michel como vice-coordenador. No primeiro ano de gestão, eles deram início ao curso de Doutorado, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2015. Durante a cerimônia, Arlinda agradeceu aos docentes e discentes e ressaltou os resultados alcançados nos últimos quatro anos, como o aumento da nota do PPDL para 5.

“O nosso relatório geral ao longo desse período à frente do PPDL inclui 65 dissertações e 9 teses defendidas, além de mais 7 teses encaminhadas para a defesa. Isso foi preponderante para que a gente conseguisse mais bolsas, ou seja, alcançássemos o índice destaque de produtividade dessa primeira turma de doutorandos. A palavra certeza caracteriza em nós que ela é produto de intensa colaboração entre os docentes e discentes, sendo que nesse contexto, a palavra competição não é sinônimo de não cooperação. Quero agradecer a todos e todas pelo trabalho realizado”, enfatizou Arlinda.

Na data, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, também parabenizou os dois pelo trabalho desenvolvido até agora. “De 2016 para cá, esse programa tem trabalhado na formação de recursos humanos no curso de Doutorado assim como já vinha fazendo no curso de mestrado. E neste ano, a Capes soltou recentemente um novo comunicado sobre um novo modelo de distribuição de bolsas o que nos deixou muito felizes com a percepção de novas bolsas para o programa em Desenvolvimento Local e, especificamente, as bolsas que vieram para o doutorado nos enchem de alegria porque a gente consegue perceber o belíssimo trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos”, pontuou Cristiano.