Indique a um amigo

Mestre formado pela UCDB cria dispositivo capaz de monitorar a mastigação do bovino

18/12/2018 - 09:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Marina Romualdo e Natalie Malulei

Gilberto Luciano de Oliveira defendeu a dissertação em uma das salas de aula do bloco D, no campus Tamandaré

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Gilberto Luciano de Oliveira, mestre formado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco, desenvolveu por meio do curso feito na Instituição a dissertação intitulada “Prática tradicional da pecuária bovina em propriedades rurais de microrregião do alto Taquari (MS) e as possiblidades de inovação tecnológica”. À partir da pesquisa, ele identificou os problemas produtivos locais e também a forma com que os produtores utilizam a tecnologia para solucioná-los.

Do estudo foi criado um dispositivo capaz de monitorar como está a mastigação do animal: o Rumicam — uma espécie de canga pantaneira com duas câmeras acopladas, uma que permite registrar imagens da lateral da mandíbula do bovino e a outra que grava a parte frontal. A tecnologia foi desenvolvida em parceria com pesquisadores do grupo de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Visão Computacional (Inovisão) da UCDB.

Segundo o pesquisador, com o novo dispositivo vai ser possível saber mais a respeito do comportamento e da saúde do rebanho. “Podemos identificar como cada bovino seleciona a pastagem, a quantidade de fibra que ele ingeriu e se ele mastiga normalmente e possui o ciclo de rumem dentro do padrão. Essas informações podem facilitar o manejo, identificar se o animal está doente e também o nível de aproveitamento alimentar”, esclareceu o mestre.

Gilberto desenvolveu o trabalho sob orientação do professor Dr. Hemerson Pistori e teve como coorientadora a docente Dra. Cleonice Alexandre Le Bourlegat. O pesquisador recebeu o título de mestre no dia 12 deste mês, quando defendeu a dissertação em uma das salas de aula do bloco D, no campus Tamandaré. Além de Hemerson e Cleonice, também participaram da banca avaliadora o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Dr. Sérgio Raposo de Medeiros e o docente da UCDB Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

Notícias


21/02/2019 - 07:00 - Mestrados e Doutorados

Professor apresenta na UCDB estudos sobre estimulação transcraniana aplicada ao esporte

Dr. Sérgio Machado é docente da Universo no Rio de Janeiro


20/02/2019 - 05:00 - UCDB

Conselheiro da Congregação Salesiana visita a UCDB e participa de ampla programação

Pe. Natale Vitali esteve na Católica entre os dias 18 e 20 deste mês


20/02/2019 - 11:00 - Mestrados e Doutorados

Mestranda da UCDB avalia efeitos da atividade física em pacientes com distúrbios mentais

Dissertação foi desenvolvida por meio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia