Mestrandos e doutorandos em Educação expõem estudos em Seminário de Pesquisa

12/09/2018 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Michele Moraes

Egressa do PPGE, Dra. Ana Paula Melim, foi uma das convidadas para a abertura do Seminário de Pesquisa

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Continua nesta quarta-feira (12), o Seminário de Pesquisa promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Como uma maneira de integrar mestrandos e doutorandos e fazer com que eles possam compartilhar os conhecimentos científicos produzidos, o evento, realizado no bloco D, permite que os discentes apresentem as teses e dissertações em andamento.  

Além da participação dos alunos, as apresentações são analisadas por quatro docentes do PPGE integrantes de cada linha de pesquisa — Política; Gestão e História da Educação; Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente e Diversidade Cultural e Educação Indígena. Nesta edição do seminário participam a turma de doutorado de 2016 e a turma de mestrado de 2017.

O evento teve início na manhã de terça-feira (11) com uma mesa redonda composta por alunos egressos do doutorado que contaram um pouco da trajetória traçada na área da pesquisa. Uma das egressas convidadas foi a coordenadora do curso de Pedagogia da UCDB, Dra. Ana Paula Melim, que expôs o caminho percorrido desde que se formou na graduação e atuou como professora de crianças na primeira infância, até o momento em que encontrou o centro de pesquisas e percebeu como se identificava mais com esta área.

Segundo o coordenador do PPGE, Dr. José Licínio Backes, o Seminário de Pesquisa é de suma importância para a formação dos pesquisadores e vem como um suporte para a construção dos trabalhos.  “Com este encontro, a ideia é que os alunos que ainda estão em processo de desenvolvimento aprendam e diminuam a tensão e as angustias, porque são experiências que deram certo e pessoas que já defenderam suas teses. Além disso, o evento ainda promove essa socialização das pesquisas e da qualificação delas e os nossos alunos vão aprendendo que uma pesquisa é um processo de discussão e uma construção coletiva, embora cada um faça sua tese e dissertação”, comentou José Licínio.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.