Indique a um amigo

Mestrandos do Erasmus Mundus defendem dissertações

08/09/2014 - 10:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Nilce Lemos

Defesas foram no estúdio da UCDB Virtual

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

Na última sexta-feira (5), quatro bancas de defesas de dissertação dos acadêmicos do Mestrado Internacional Erasmus Mundus em Desenvolvimento Territorial Sustentável. As apresentações aconteceram na sala de videoconferência da UCDB Virtual.

Foram apresentadas as defesas de Simone Tinelli, da Itália: “Subsistência é resistência. A  agricultura familiar Quilombola como instrumento de melhoria da qualidade de vida em áreas de plantio de eucalipto. O caso do programa PDRT nas comunidades Quilombolas do Sapê do Norte - Município de Conceição da Barra (ES), Brasil”; seguida de Astrid Andree Abel, também da França: “Um grão de arroz no oceano- A contribuição da escolha da produção de arroz orgânico em um coletivo de camponeses do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra para a apropriação do seu território Estudo de caso em assentamentos de São Gabriel e Santa Margarida do Sul - RS, Brasil”.

Também apresentou Aurélia Beatrice Bertrand Guitard, da França: “Desafios e exigências da transformação sustentável dos territórios urbanos no Brasil: a função dos atores civis. Exemplo e contraexemplo de sustentabilidade na região metropolitana de Recife: o programa imobiliário “Reserva do Paiva” e, finalizando as apresentações, Miloš Gubic, da Sérvia: “O papel das ONGs internacionais na governança ambiental: o caso da certificação LIFE no Chile”.

O Erasmus Mundus é um consórcio formado pela UCDB e mais três universidades europeias: Universidade de Padova (Itália), Universidade de Sorbonne (França) e Universidade Católica de Leuven  (Bélgica). Os alunos estudaram um tempo em um país da Europa e depois vieram para o Brasil fazer o estágio e a pesquisa.

As defesas foram transmitidas ao vivo para os examinadores do país de origem de cada estudante. Depois da apresentação, foram feita as arguições e finalizado com a aprovação ou não do mestrando.

Para representante do Erasmus Mundus no Brasil, a professora Cleonice Alexandre Le Bourlegat, o programa é importante para UCDB. “Cria oportunidades, trocas de experiências de aulas, de conhecimentos. Os professores da Europa vêm dar palestras aqui e nós da UCDB vamos dar palestras fora também. E para o aluno, esse grupo em especial, vivenciar a cultura do outro país é o que eles mais adoram. Eles estão muito animados e muitos deles querem continuar no Brasil”, comenta.

Para a aluna Aurélia Guitard, da França, participar do programa foi incrível. “Foi bem interessante, pois não conhecia o Brasil, não conhecia ninguém e não sabia o contexto. Mas pude conhecer a cultura, aprendi o português e foi uma descoberta completa. O Erasmus Mundus foi incrível, pois estudei em quatro países, conheci muita gente e tive muita riqueza de conhecimentos”.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3589. 

 

Notícias


21/06/2018 - 10:00 - Graduação

Acadêmicos participam de aula de gala de História

Atividade faz parte da disciplina História do Brasil I


21/06/2018 - 09:00 - UCDB

Hospital Veterinário da UCDB não terá atendimento nesta sexta-feira à tarde

Também não haverá atendimento no dia 26; o motivo é a implantação de um novo sistema de informática