Mestrando em Educação analisa atuação de arte educadores em museu

03/03/2020 - 13:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Silvia Tada

Caciano Silva Lima durante a defesa da dissertação

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

“A relação dos sentidos dos arte educadores no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco): Em busca de uma educação decolonial” foi o tema da dissertação defendida por Caciano Silva Lima, do Programa de Pós-graduação em Educação — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Boco (PPGE-UCDB).

A pesquisa foi realizada sob orientação do professor Dr. Heitor Queiroz de Medeiros e coorientação do Dr. Jacques Henri Maurice Gauthier (Ministério da Educação/França) e a avaliação foi feita pela banca composta por Dr. Carlos Magno Naglis Vieira e Dra. Shara Jane Holanda Costa Adad. A defesa aconteceu no último dia 28 de fevereiro.

Caciano destacou que o trabalho apresenta resultados parciais da pesquisa desenvolvida na linha de pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena, buscando entender a relação dos sentidos dos arte educadores no Marco, em busca de uma educação decolonial. “Busquei entender como se dá a relação dos sentidos mediada pelos gestores culturais e as escolas, juntamente com os professores de Arte visitantes do espaço museológico. O objetivo específico foi analisar a estrutura e o sistema de funcionamento do Museu, contextualizando a política do estado implementada pelo Sistema Estadual de Museus (SIEM), além de refletir como se dá a relação entre arte, cultura e educação e entender como se dá a prática pedagógica dos arte educadores, estabelecendo relações com a decolonialidade”, detalhou.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna