Mestrando em Desenvolvimento Local pesquisa a imigração haitiana em Campo Grande

20/12/2021 - 8:04 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

“Imigração haitiana em Campo Grande-MS: Aspectos da associação haitiana sob a perspectiva do Desenvolvimento Local” é o tema da dissertação elaborada por Guilherme Oliveira Rocha Vicente, discente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco. A pesquisa foi orientada pela professora Dra. Maria Augusta Castilho e foi apresentada à banca examinadora no dia 17 de dezembro, via Google Meet.

De acordo com o mestrando, o objetivo foi compreender os aspectos da imigração e como os programas de acolhimento que existem no nosso município impactam nessa trajetória. “Verificou-se a falta de apoio do setor público ao formular políticas públicas adequadas para o recebimento dos imigrantes haitianos no Estado. Foi observado, também, que os programas de escuta e acolhimento existentes proporcionam iniciativas destinadas ao ensino da língua portuguesa, ajuda para regularização de documentação, cursos destinados a áreas do mercado de trabalho, arrecadação de doações e também eventos que trabalhem a cultura e a história dos imigrantes haitianos”, ressaltou. O pesquisador abordou, em sua dissertação, a ação de projetos como o UEMS – Acolhe, Pastoral do Migrante, Assosiação Haitiano-brasileira e Seleta - Sociedade Caritativa e Humanitária, entre outras instituições.

A banca foi composta pelos professores Dr. Heitor Romero Marques e Dra. Luciane Pinho de Almeida. Mais informações sobre o Programa Stricto Sensu em Desenvolvimento Local podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3612.