Mestrando em Biotecnologia da UCDB é selecionado pelo Santander Universidades

24/05/2018 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Brenda Oliveira

Gustavo da Silva Andrade (de camisa branca) ao lado dos professores que participaram da qualificação da dissertação desenvolvida por ele

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Gustavo da Silva Andrade, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), foi um dos alunos aprovados este mês pelo programa de bolsas de estudo Santander Universidades na categoria Fórmula Santander, e segue em junho para os Estados Unidos.

Na cidade de Ohio, no Akron Children's Hospital que possui uma parceria com a Universidade de Akron, Gustavo terá a oportunidade de testar um projeto que desenvolveu na Universidade para identificar a icterícia neonatal em recém-nascidos. “Trata-se de um dispositivo formado por um hardware e um software, capaz de otimizar o processo da identificação da doença e torna-lo acessível para qualquer pessoa, seja em hospitais ou para as mulheres que optam por realizar o parto em casa”, esclareceu o mestrando.

Formado em Engenharia da Computação, essa não é a primeira vez que Gustavo empenha-se em criar tecnologias na área Biomédica. O mestrando já projetou um exoesqueleto para ajudar na recuperação de quem perdeu movimento e, agora, no desenvolvimento deste novo projeto tem grandes expectativas.

“Quando se trata da utilização da Engenharia para resolver problemas na área da saúde, existe um leque vasto de possibilidades e, com esse projeto, não penso diferente. Acredito que a pesquisa pode evoluir e que a partir dela podemos automatizar outros equipamentos médicos como leitos maternos com inteligência artificial, capazes de avaliar o comportamento da criança e possíveis doenças”, comentou Gustavo.

Para o mestrando, continuar o desenvolvimento da pesquisa no país norte-americano pode trazer a validação do dispositivo também no exterior. Além disso, Gustavo acredita que esse primeiro contato com a Universidade de Akron pode abrir portas para novos estudos. “Com a minha ida para Akron, acreditamos que novas oportunidades possam surgir para professores e outros acadêmicos também desenvolverem futuros projetos com a Universidade”, finalizou.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.