Mestrando da UCDB avalia o potencial da batata doce como alimento para a redução de peso

09/08/2019 - 18:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Marina Romualdo

Anderson Leão Nogueira Holsbach apresentou a pesquisa à banca avaliadora na sala de defesa do bloco D

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou, nessa quinta-feira (8), a defesa de dissertação de Anderson Leão Nogueira Holsbach. O tema da pesquisa foi intitulado como “Avaliação da batata doce (Ipomoea batatas Lam.) como alimento na dieta”.

Para desenvolver o estudo, Anderson avaliou a batata doce nutricionalmente e, além disso, simulou o processo de digestão humana para observar as alegações atribuídas ao alimento como propriedades de emagrecimento, por exemplo. De acordo com o discente, apesar de a batata doce ser muito utilizada em dietas voltadas para a perda de peso e ganho de massa muscular, a pesquisa indicou que há outras opções alimentícias que dariam mais resultados.

“Percebi que batata doce vinha cada vez mais ganhando espaço nos comércios, mas por fim, consegui provar que esse alimento não se sobressai em relação a mandioca, pois ela tem mais açúcar redutor e carga glicêmica. Sendo assim, para nós sul-mato-grossenses seria melhor consumirmos a mandioca, que já faz parte da nossa cultura”, relatou o discente.

A banca examinadora foi composta pela orientadora da dissertação, professora Dra. Marney Pascoli Cereda e pelas docentes Dra. Karla Rejane de Andrade Porto (UCDB) e Dra. Ângela Alves Nunes da Faculdade Campo Grande (FCG) e pelos professores Dr. Tiago Tognolli de Almeida (UCDB) e pelo Dr. Alexandre Alves Machado (FCG).

Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária podem ser obtidas pelo número (67) 3312-3702.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.