Mestrando da Católica identifica comunidades bacterianas presentes em solo pantaneiro

28/08/2019 - 11:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Marina Romualdo

Luccas Pereira Pires apresentou o trabalho desenvolvido a banca avaliadora na sala de defesa no bloco D

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco realizou, na última sexta-feira (23), a defesa de dissertação do mestrando Luccas Pereira Pires. Na data, o mestrando apresentou o trabalho desenvolvido para a banca avaliadora na sala de defesa no bloco D do campus Tamandaré.

Intitulada como “Metagenoma de comunidades bacterianas associadas ao solo do bioma Pantanal sul-mato-grossense”, a pesquisa fez a caracterização molecular dos microrganismos presentes no solo da região pantaneira localizada em Mato Grosso do Sul. Segundo Luccas, para a realização do trabalho foi aplicada a técnica metagenoma, para que, por meio dela, pudesse identificar a microbiota.

“Caracterizei as comunidades bacterianas do Pantanal para entender o fator do impacto que é a inundação. Além disso, saber como os microrganismos se comportam em lugares com alagamentos e sem alagamentos. Por fim, fazer uma análise do comportamento da microbiota”, pontuou o mestrando.

A banca examinadora foi composta pela orientadora da dissertação, Dra. Alinne Pereira de Castro, pela docente da UCDB Dra. Carina Elisei de Oliveira e pelo professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Fernando Silva Bernardes. Para obter mais informação sobre o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UCDB, entre em contato por meio do número (67) 3312-3768.

 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.