Mestrando da Católica analisa a formação de professores indígenas das etinias Guarani e Kaiowá

18/03/2019 - 11:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Carine Ferrari e Mariana Pinheiro

Valdenir de Souza expôs dissertação desenvolvida à banca avaliadora na sala de defesa do bloco D

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Por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o mestrando Valdenir de Souza desenvolveu a dissertação com o tema: “Formação de professores Guarani e Kaiowá: Práticas pedagógicas interculturais do curso normal médio intercultural indígena Ára Verá na perspectiva da V Turma 2015”.

Com a proposta de compreender o conceito de ensino diferenciado, específico e de qualidade na visão dos indígenas das etnias Guarani e Kaiowá, o mestrando abordou as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos formadores indígenas do curso Ára Verá V Turma. A ideia foi proporcionar uma discussão para direcionar a educação escolar indígena no âmbito da pesquisa e produção de conhecimento.

Ao desenvolver o estudo, o discente analisou documentos oficiais que descrevem a criação do curso, além de entrevistar egressos da primeira turma de 1999. A pesquisa veio para tornar histórico o processo de fundação do curso e identificar as lutas, os desafios e as conquistas para que o local se estabelecesse. Pelo que foi identificado por Valdenir, o espaço Ára Verá contribuiu com a formação de professores indígenas para os anos iniciais da educação infantil, como também se tornou um centro na produção de conhecimento das ciências indígenas.

Na última quinta-feira (14), a dissertação foi exposta por Valdenir à banca. Participaram da avaliação do trabalho a orientadora da pesquisa, Dra. Adir Casaro Nascimento, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Dr. José Licínio Backes, e o professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Dr. Levi Marques Pereira.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.